Itajaí abre nesta sexta-feira a contagem regressiva dos cem dias que antecedem os 54º Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). Pela quarta vez o município sedia a maior competição do Estado, que este ano contará com atletas de 90 cidades. As obras para receber o evento estão em andamento e a meta da prefeitura é concluir os trabalhos até 30 de setembro, 45 dias antes dos jogos.

Continua depois da publicidade

O presidente da Comissão Central Organizadora (CCO) do Jasc, Álvaro Provesi, explica que o ginásio Jucílio de Castro Fernandes, no bairro Cordeiros, foi o primeiro a ficar pronto para receber os Jogos. Conforme o Provesi, o ginásio Ivo Silveira, no bairro Fazenda, deve ser entregue até segunda-feira e o ginásio Gabriel Collares, na Vila Operária, ficará pronto até o fim do próximo mês. Os três terão melhorias em infraestrutura, como pintura, reforma de banheiros e vestiários, consertos nas quadras, entre outras ações.

– Além desses três ginásios, concluímos duas canchas de bocha no padrão oficial, instaladas no Parque do Agricultor. A pista de BMX (bicicross) está em fase de acabamentos e deve ficar pronta no fim do mês. Já a pista de atletismo ficará pronta até 30 de setembro. Ela está recebendo cobertura na arquibancada, revisão nos alambrados e pintura – aponta.

Nesta sexta-feira um encontro no Centreventos marcará o início da contagem regressiva para os Jasc. Na ocasião, será apresentado o troféu da equipe campeã e os participantes poderão vistoriar os locais de alojamento das delegações. A CCO também prestará contas do andamento das obras – os investimentos para os Jasc estão sendo feitos com o repasse de R$ 1,6 milhão do governo estadual.

Continua depois da publicidade

– Pelo que a gente vêm acompanhando está tudo dentro do cronograma. Itajaí vem se preparando há muito tempo, por isso temos a expectativa que seja uma das melhores edições – avalia o presidente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Marcelo Kowalski.

A disputa dos Jasc ocorrem entre 15 e 25 de novembro, em diversos pontos da cidade.

Expectativa em alta para os jogos

A CCO dos Jasc estima que 5,5 mil atletas disputem as 23 modalidades (nos gêneros feminino e masculino) da competição. Ao todo, 48 escolas municipais e estaduais de Itajaí servirão de alojamento para as delegações. Além disso, cerca de 500 atletas itajaienses devem competir em busca de uma boa colocação para o município.

– Estamos nos preparando para fazer um dos melhores eventos e queremos brigar para ficar entre os três primeiros colocados da competição – reforça o presidente da comissão, Álvaro Provesi.

Continua depois da publicidade

Ele também ressalta que a cidade terá impacto muito grande ao receber o evento, principalmente na economia. Segundo o presidente da CCO, os participantes dos jogos movimentam comércio, hotéis, restaurantes, supermercados e outros estabelecimentos.

A abertura oficial do Jasc está marcada para 15 de novembro, às 20h, no Estádio Hercílio Luz. Uma das atrações deve ser o show do cantor Armandinho, que ainda está em negociação.

Como estão as obras

Concluídas

– Novas canchas de bocha no Parque do Agricultor

– Reforma no ginásio Jucílio de Castro Fernandes, no bairro Cordeiros

– Reforma nas pistas de Bolão 16 e 23 no Clube Tiradentes (feita pelo clube), no bairro São João

Continua depois da publicidade

Em andamento

– Ginásio Ivo Silveira, no bairro Fazenda. Previsão de entrega: segunda-feira

– Ginásio Gabriel Collares, no bairro Vila Operária. Previsão de entrega: 30 de setembro

– Pista de BMX (bicicross). Previsão de entrega: final deste mês

– Pista de Atletismo. Previsão de entrega: 30 de setembro

– Ginásio do Colégio Salesiano (está sendo reformado pela instituição). Previsão de entrega: próximos dias