O diretor da Vigilância Epidemiológica, Fabio Gaudenzi de Faria, responde às dúvidas enviadas por internautas a respeito da Gripe A. Em Santa Catarina, foram registrados oitos casos da doença e uma morte. Uma menina de dois anos, diagnosticada com o vírus H1N1, morreu após 14 dias internada em Itajaí.
Continua depois da publicidade
Confira as respostas:
Tem chance deste ano de 2012 ter mais casos e mais mortes em decorrência da gripe A do em 2009, quando ocorreu a Pandemia?
Fabio Gaudenzi de Faria – Pelo monitoramento realizado até agora, a situação será bem melhor que 2009, quando tivemos mais de 3 mil casos confirmados para Influenza A H1N1.
Continua depois da publicidade
Por que a Gripe A é mais grave que a gripe comum?
Fabio Gaudenzi de Faria – A gripe sempre pode ser grave. Independente do subtipo viral que a causa. Influenza A H1N1 não é caracterizada por uma maior gravidade, mas sim grupos que podem contrair a doença em um nível mais grave. Adultos jovens e gestantes têm uma tendência a maior gravidade nesse subtipo.
Há muitas restrições para tomar a vacina?
Fabio Gaudenzi de Faria – A vacinação é segura pois não utiliza vírus vivos, mas pedaços dos vírus. Com isso, a única contraindicação é quem possui reação alérgica grave a ovo ou reação alérgica à vacina.
Trabalho em uma empresa que oferece atendimento odontológico e médico. Gostaria de saber se posso tomar esta vacina no ambulatório da empresa.
Continua depois da publicidade
Fabio Gaudenzi de Faria – Ambulatórios médicos de empresas não estão sendo contemplados pela campanha pública. Consultórios médicos também não serão contemplados.
Os sintomas da Gripe A são diferentes das outras gripes?
Fabio Gaudenzi de Faria – Não há diferença entre gripe por H1N1 e os outros vírus. Não tem como diferenciar pela clínica. Mas vale lembrar que qualquer subtipo do vírus pode causar doença grave e óbito.
Quem já teve a Gripe A está imune?
Fabio Gaudenzi de Faria – Os pesquisadores ainda têm uma certa dúvida quando a isso. Mas, aparentemente, com o passar do tempo, haveria uma queda da proteção e a pessoa poderia ter novamente a infecção.
Continua depois da publicidade
Meu filho tomou a vacina no ano passado, hoje ele tem dois anos. Devo vaciná-lo novamente ou ele estaria protegido?
Fabio Gaudenzi de Faria – A vacinação de influenza deve ser anual. Como ele está fora do grupo prioritário da vacinação pública, você pode optar por vacinação em clínica privada.
Tenho lúpus e a minha imunidade é muito baixa. A vacina realmente funciona neste caso?
Fabio Gaudenzi de Faria – A vacina funciona, temos os dados de muitos anos de acompanhamento de idosos que revelam a diminuição no número de internações por doenças graves no inverno. Como você tem lúpus, pode receber a vacina em unidades de referência. Precisa apenas ter a indicação médica/receituário médico atestando a doença crônica.
Continua depois da publicidade
Minha filha de três anos está gripada desde semana passada. Ela não teve febre, vômito e diarreia, mas mesmo assim estou preocupada, devo levá-la ao médico?
Fabio Gaudenzi de Faria – Sempre que o quadro é arrastado deve-se procurar o médico, pois ela pode estar com alguma complicação relacionada com as doenças viras de inverno.
Quais são os efeitos colaterais da vacina e até quanto tempo depois de se vacinar podem ocorrer?
Fabio Gaudenzi de Faria – A vacina pode ter reações locais, como dor e vermelhidão, normalmente com boa evolução. Sintomas gerais como febre e dor no corpo podem ocorrer. Raramente podemos ter reações graves, como alergias e doenças neurológicas.
Continua depois da publicidade
Meu filho tem nove meses e vai tomar a vacina pela primeira vez, não tenho como saber se ele terá reação alérgica à vacina. Há risco?
Fabio Gaudenzi de Faria – Não há como prever reação alérgica grave. Como são muito raras, isso não impede de aplicar a vacina.
Minha filha está com febre. Ela pode tomar essa vacina? Ou devo esperar quantos dias após a febre para dar a vacina?
Continua depois da publicidade
Fabio Gaudenzi de Faria – O ideal é esperar o término da febre para aplicar a vacina, evitando assim a confusão entre sintoma da doença atual e de uma reação vacinal.
Quem faz coleta de casos suspeitos de Gripe A?
Fabio Gaudenzi de Faria – A coleta é de responsabilidade da equipe de saúde onde o paciente está internado. Mas eventualmente a equipe de vigilância epidemiológica pode ajudar.
O clima de Santa Catarina colabora com o aparecimento gripe A?
Fabio Gaudenzi de Faria -Os locais com clima mais frio e úmido propiciam maior circulação/disseminação dos vírus com transmissão respiratória.
Continua depois da publicidade
Quais clínicas particulares já têm disponível a vacina? É necessário requisição do pediatra?
Fabio Gaudenzi de Faria – Você pode procurar junto à Secretaria Municipal de Saúde do seu município as clínicas de vacinas particulares que são credenciadas, garantindo a qualidade da aplicação. Geralmente em clínicas privadas não é necessária a requisição médica.
Os casos que deram positivo para H1N1 foi de pessoas que tomaram a vacina?
Fabio Gaudenzi de Faria – Todos os casos confirmados este ano não tinham tomado a vacina na campanha.
Tomei a vacina há uma semana e tive dor e vermelhidão no local, além da pele ficar quente. Também tive dor de cabeça, dor nas costas, coriza e falta de força nas pernas e braços, devo procurar um médico?
Continua depois da publicidade
Fabio Gaudenzi de Faria – A reação é considerada normal e não grave, mas sempre é prudente passar pela avaliação médica caso persistam os sintomas.
>> Após novos casos de gripe A, Vigilância Epidemiológica alerta para a importância da vacinação
>> Vigilância epidemiológica registra mais três casos de Gripe A
>> Estado já tem o mesmo número de casos de Gripe A registrado em 2011
>> Menina de dois anos morre por complicações do vírus H1N1 em Itajaí
>> Dia D: mutirão de vacinação contra a gripe começa em Santa Catarina