A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina confirmou nesta terça-feira mais três casos de contaminação pelo vírus H1N1. Os novos registros ocorreram em Brusque, Joinville e Florianópolis. Com estes, chega a oito o número de casos confirmados no Estado em 2012.

Continua depois da publicidade

>> Estado já tem o mesmo número de casos de Gripe A registrado em 2011

>> Menina de dois anos morre por complicações do vírus H1N1 em Itajaí

>> Dia D: mutirão de vacinação contra a gripe começa em Santa Catarina

Continua depois da publicidade

Já são mais ocorrências do que em todo o ano de 2011, quando a Vigilância Epidemiológica registrou cinco casos. Este ano também já foi registrado um óbito por gripe A, de uma criança de dois anos, em Itajaí. No ano passado não houve nenhuma morte decorrente da doença.

Entre os catarinenses que contraíram o vírus este ano, há de bebês a adultos com mais de 50 anos. A média de idade, segundo a Vigilância Epidemiológica, é de 30 anos.

Vale se prevenir

A 14ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza segue até o dia 25 de maio. Segundo levantamento da Secretaria de Saúde de Itajaí, foram vacinadas até o momento 8.211 pessoas, número correspondente a 34,27% da meta. Deste total, 1.737 são crianças menores de dois anos, 674 são gestantes, 740 trabalhadores da saúde e 5056 são idosos.

Continua depois da publicidade

Todas as Unidades de Saúde municipais estão abastecidas com doses da vacina, para que a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde – 23.953 pessoas – seja alcançada. O horário de atendimento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, sem fechar para almoço.