Cuca de banana com doce de leite e nata
Ingredientes
Massa
¿ 400g farinha de trigo
¿ 100g açúcar
Continua depois da publicidade
¿ 300ml leite morno
¿ 50g manteiga ou margarina
¿ 1 colher sopa fermento biológico
¿ 2 ovos
¿ Raspas de limão e canela a gosto
Recheio
¿ 5 bananas nanicas cortadas em rodelas
¿ Canela à gosto
¿ 200g de doce de leite (ela cozinha o leite condensado – coloca na panela de pressão)
¿ 400g de nata
Farofa
¿ Margarina ou manteiga a gosto
¿ 400g açúcar
¿ 400g farinha de trigo
¿ 1 colher (chá) fermento
¿ Raspas de limão e canela a gosto
Modo de preparo
Dissolva o fermento biológico no leite com um pouco de açúcar. Deixe crescer por cerca 10 minutos.Misture os ovos com a margarina e o açúcar. Bata bem. Acrescente o trigo, as raspas de limão e a canela.Misture até formar uma massa homogênea. Cubra com um pano e deixe crescer até dobrar de volume (entre 30 minutos e 1 hora). Bata a margarina até formar um creme. Misture o fermento, as raspas de limão e a canela. Adicione o trigo, mexendo com as pontas dos dedos até formar uma farofa. Unte a forma, espalhe a massa até cobrir a forma e deixe crescer por 15 minutos. Coloque o doce de leite sobre a massa crua, primeiro o doce de leite, depois as bananas em rodelas com canela e limão (pra não ficar escuro). Polvilhe com canela e espalhe a nata, cobrindo a banana. Cubra com a farofa e asse em forno quente 180º até dourar (em torno de 45 minutos no forno).
Leia as últimas notícias de Joinville e região
Conheça a história de Zilma Fanton
Zilma Fanton, 59 anos, é a dona da cuca de banana com doce de leite e nata. A receita surgiu no último Dia das Mães, quando se reuniu com a família e serviu o doce. Moradora do bairro Glória, Zilma conta que criou a receita junto das filhas, que a incentivaram a participar do festival. Para ela, sua cuca deve ser a vencedora, pois ingredientes tradicionais como a nata e a banana, misturados ao doce de leite, dão um toque especial ao sabor.
– A minha é a que tem mais recheio. Além de ser feito com muito amor, o que faz toda a diferença –defende Zilma, que faz a propaganda: diz para as pessoas experimentarem sua cuca, porque é ¿deliciosa e bem recheada¿. Ela também faz cucas tradicionais, de banana, farofa e amêndoas. Mas é a de banana com doce de leite e nata que vai ganhar, confia a finalista.
Nascida em Jaraguá do Sul, onde morou por poucos anos, Zilma aprendeu a fazer cucas com a mãe. Ela manteve a receita original da massa e só adaptou os ingredientes do recheio. Técnica em enfermagem, ela já trabalhou em hospitais, mas hoje é dona de casa.
Continua depois da publicidade
Confira como fazer a cuca vencedora do primeiro festival de Joinville
Aprenda a receita da cuca vencedora da segunda edição do festival
Faça a receita da cuca vencedora da terceira edição do festival
O QUÊ: 4º Festival de Cucas de Joinville.
QUANDO: 10 de junho, das 10 às 17 horas.
ONDE: praça do Mercado Público.
QUANTO: evento é aberto ao público.