A Semana Lixo Zero Joinville se encaminha para o fim, com atividades até o próximo domingo, dia 28. No total, ela tinha mais de 30 ações. Neste ano, a Semana tem como tema “Ser Lixo Zero é uma Atitude Cidadã”, com foco na conscientização de que todo indivíduo é responsável pela solução dos problemas causados pelo lixo. Por isso, as atividades ensinam e incentivam como reduzir ao máximo a geração de resíduos e, em caso de geração, como promover o encaminhamento correto para reciclagem ou compostagem de resíduos orgânicos.
Continua depois da publicidade
Nesta sexta-feira, haverá oito ações ocorrendo na cidade, algumas abertas ao público em geral e outras destinadas ao público interno de empresas, escolas e instituições públicas. Às 10h10, haverá a palestra UFSC sem Plástico, no campus da Universidade Federal de Santa Catarina no Parque Perini. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local.
A palestra explicará como a universidade está passando por um momento de transição sobre a atual gestão de resíduos, utilizando as cantinas como veículo de educação ambiental, e desenvolvendo campanhas pela conscientização e redução do consumo de descartáveis.
Entre as 15 e 16h30, haverá uma oficina de compostagem doméstica na unidade infantil da Escola de Música Arte Maior. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site Sympla. Na oficina, os participantes poderão aprender na prática as técnicas de compostagem, um sistema que possibilita tratar os resíduos orgânicos produzidos em casa e transformá-lo em adubo para devolver para o solo os nutrientes que foram retirados na colheita. Os materiais usados, como ferramentas e serragem, serão oferecidos pela oficina. No fim, a composteira feita pelos participantes será sorteada no grupo.
No sábado, entre 8 e 11 horas, haverá mutirões de limpeza no bairro Ullisses Guimarães, com ponto de encontro em frente ao CEI Maria Laura Eleotério; e entre 9 e 12 horas, na rua Florianópolis, a partir do número 1600, no bairro Itaum. Na Univille, haverá a Feira: Sustentabilidade, Cultura e Sabor de Sobra, entre 10 e 15 horas. Ela será dividida em setores de agricultura e produção, empreendedores sustentáveis, projetos sociais, negócios de impacto e setor cultural.
Continua depois da publicidade
Saiba como fazer uma composteira e seus benefícios para Joinville
Moradores de Joinville aderem a geração de energia solar em casas e empresas
Confira as atividades abertas ao público:
Sexta-feira, 25
15h às 16h30
Oficina: Compostagem Doméstica
Escola de Música Arte Maior – Unidade Infantil (Rua Lages, 59, América)
10h10 às 11h30
Palestra: UFSC sem plástico
Universidade Federal de Santa Catarina (Sala U207, rua Dona Francisca, 8300, Distrito Industrial)
Sábado, 27
8h às 11h
Mutirão de Limpeza no Ulisses Guimarães
Em frente ao CEI Maria Laura Eleóterio (rua Cidade de Barretos s/nº, Ulisses Guimarães)to dos resíduos. Ser Lixo Zero é uma atitude cidadã.
11h às 18h
Festa da Primavera
Jardim de Infância Ciranda (Rua General Andrade Neves, 462, América)
9h às 12h
Mutirão de Limpeza – Rua Florianópolis
Rua Florianópolis, 1600 – Itaum
10h às 15h
Feira: Sustentabilidade, Cultura e Sabor de Sobra
Jardim Botânico da Univille (Rua Paulo Malschitzki, 10, Zona Industrial Norte)
15h05 às 18h05
Trilha e Meditação – Arte de Viver
Parque Caieiras (Rua Waldomiro Rosa, 1636, Adhemar Garcia)
Domingo, 28
14h às 18h
Oficina Infantil: A língua do jardim – Clube do Brê
Museu de Arte de Joinville (Rua XV de novembro, 1400, América)
15h às 15h40
Feira: A Sustentabilidade na Produção da Arte na De Concreto
Shoppig Cidade da Flores – Quiosque 501
9h às 11h
Oficina: Confecção de brinquedos com material reciclável – Engenheiros Sem Fronteiras
Universidade do Estado de Santa Catarina (Horta em frente ao bloco L, na rua Paulo Malschitzki, 20, Zona Industrial Norte)