Com reabertura marcada para este sábado, o Mercado Público poderá ser novamente usado pela população de Itajaí após quase um ano e meio. Nesse período, o prédio esteve em obras de restauro. Confira a história do Mercado ao longo dos anos.

Continua depois da publicidade

Construção

Inaugurado em 1917 para comercialização de produtos da pesca, o Mercado Público Municipal é uma das construções mais características do centro histórico de Itajaí. Com uma arquitetura que homenageia os povos europeus que colonizaram a cidade, tem um chafariz no meio do pátio interno -, característica marcante das construções ibéricas.

Reconstrução

Continua depois da publicidade

Em 1936 o local passou por um grande incêndio e precisou ser parcialmente reconstruído. O novo edifício ganhou características do estilo art déco simplificado, que aparece nas colunas e nas linhas retas do prédio.

Patrimônio

O Mercado é tombado pelo patrimônio histórico municipal desde 1998, e pelo patrimônio histórico estadual, desde 2001.

Cultura e diversão

Ao longo das décadas, o espaço se caracterizou por ser um lugar para saborear as comidas típicas com frutos do mar, transitar entre figuras ilustres da cidade e conhecer e comprar o artesanato local, baseado principalmente em produtos de palha, cestarias, cerâmica e madeira. Toda semana o Mercado também era ponto de encontro de músicos e artistas regionais que se apresentavam para animar os visitantes. No repertório de canções especiais estão principalmente os fados portugueses e a Música Popular Brasileira.

Continua depois da publicidade

Interdição

Até outubro de 2011 o Mercado Público funcionava normalmente, quando uma liminar concedida pela Vara da Fazenda Pública de Itajaí interditou o local. O motivo foi a falta de segurança e de documentação como alvará de funcionamento, alvará sanitário, alvará do Corpo de Bombeiros, projeto preventivo de incêndio e habite-se.

Restauro

Em janeiro de 2012 começa a primeira etapa das obras de restauro, feita pela empresa Albatroz, de Curitiba, e orçada em R$ 249 mil. Em fevereiro termina licitação para ocupação de salas. O edital enumera sete espaços, com lojas, bar, revistaria e restaurante. Com a primeira etapa concluída, o mercado abre temporariamente em março para a Volvo Ocean Race. Mas volta a fechar após o evento, em abril.

Licitações

Em outubro de 2012 é lançada a primeira licitação da segunda fase do restauro, mas nenhuma empresa comparece à primeira concorrência. A segunda é vencida pela empresa Secon, que tinha prazo de dois meses para entregar a obra.

Continua depois da publicidade

Atraso

Em dezembro de 2012, por falta de recursos financeiros, as obras de restauro atrasam e a nova previsão de reabertura é março de 2013.

Novas obras

A abertura prevista para março de 2013 é adiada para junho, no aniversário da cidade. Isso porque, apesar das obras internas estarem concluídas, a Fundação Cultural decidiu estender os reparos para a parte externa do edifício. Neste sábado, com todo o trabalho pronto, o espaço será reaberto.