Mais veículos e horários, além da ampliação e alteração de linhas de ônibus foram as melhorias mais pedidas pela comunidade blumenauense durante a consulta pública do transporte coletivo realizada entre 4 e 17 de abril. A demanda representa 17% das sugestões encaminhadas ao Seterb. Melhorias no estado de conservação dos veículos (10,84%), necessidade de climatizador e/ou ar-condicionado (6,59%) e qualificação dos profissionais (5,48%) também aparecem no ranking das principais demandas.

Continua depois da publicidade

::: Licitação do transporte coletivo de Blumenau: o que pode sair do papel?

As sugestões apresentadas vão colaborar com a Comissão Especial de Estudos e Projetos de Transporte Coletivo, responsável por elaborar o edital de licitação do novo serviço de transporte. Até o mês de maio a comissão pretende enviar o edital para análise do Tribunal de Contas do Estado e a abertura do processo licitatório acontecerá na sequência. Para o presidente do Seterb, Carlos Lange, a participação da comunidade contribuiu para implementar os avanços na qualificação do serviço.

::: Ministério Público abre inquérito para apurar irregularidades no transporte coletivo em Blumenau

A prefeitura recebeu 1.532 formulários nas consultas públicas: 1.151 foram via urnas nos terminais urbanos e 381 através do site do Seterb. Deste total, 2.536 sugestões foram enviadas, uma média de 1,6 sugestão por formulário. Pelo meio físico foram feitas 1.872 sugestões e pela internet 664. Os dados das consultas públicas podem ser conferidos no site do Seterb, no link Dados Consultas Públicas.

Continua depois da publicidade

Segmentos da sociedade também contribuíram

Durante o mesmo período das consultas públicas nos terminais urbanos e internet foram realizadas reuniões com representantes de segmentos da sociedade. Cerca de 20 entidades participaram dos encontros e apresentaram 222 sugestões. Melhorias em acessibilidade nos veículos, mais veículos, horários e a ampliação e alteração de linhas foram as principais demandas.

Confira as demandas da comunidade: