1 – Comissão aprova parecer favorável ao impeachment de Dilma Rousseff

Continua depois da publicidade

Numa derrota admitida com antecedência, o Palácio do Planalto viu o impeachment avançar mais uma etapa na Câmara, ameaçando o mandato da presidente Dilma Rousseff. Depois de quase 10 horas de discussões e troca de ofensas, nas quais os parlamentares quase foram às vias de fato, o parecer favorável do relator, Jovair Arantes (PTB-GO), foi aprovado por 38 votos a 27. A continuidade do processo será decidida pelo plenário da Câmara, o que deve acontecer no próximo domingo. Caso pelo menos 342 dos 513 deputados se posicionem a favor da admissibilidade do afastamento da presidente, a questão vai ao Senado.

2 – Tese de SC ajuda Rio Grande do Sul a conseguir liminar

O ministro Luiz Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu nesta segunda-feira ao governo do Rio Grande do Sul uma decisão liminar que permite ao Estado pegar as parcelas da dívida da União aplicando apenas os juros simples. A decisão é semelhante à conquistada por Santa Catarina na última quinta-feira, quando o STF decidiu por 9 votos a 2 manter viva a ação judicial que questiona a cobrança de juros sobre juros no recálculo de débito com o governo federal.

3 – Joinville tem primeiro caso de dengue contraído na cidade

Continua depois da publicidade

A Secretaria da Saúde de Joinville confirmou nesta segunda-feira o primeiro caso de dengue autóctone, ou seja, contraído dentro da cidade. Com este, sobe para 20 os casos da doença, sendo que os outros 19 casos foram contraídos fora. Além disso, são cinco casos confirmados de febre chikungunya, sendo quatro importados e um autóctone. Não houve registro até o momento de zika vírus em Joinville.

4 – Presidente do Avaí diz que vai renunciar até sexta-feira

O Avaí terá um novo presidente até o próximo fim de semana um novo presidente. Nilton Macedo Machado ira renunciar ao cargo majoritário do clube. A decisão está tomada e o que falta para oficializar são alguns detalhes administrativos.

— Não foi uma decisão tomada de uma hora para outra, ela foi amadurecida. Até a sexta-feira será anunciada a minha saída da diretoria executiva do clube — disse o ainda presidente do Leão.

5 – MP cria promotorias de segurança pública para frear violência em SC

Propor a contratação de mais policiais, abertura de delegacias, atuação contra crimes em determinadas regiões, integrar ações policiais, mapear e pontuar trabalhos contra facções criminosas são algumas das medidas das 12 promotorias criadas exclusivamente para a área de segurança pública em Santa Catarina. Tidas como a mais nova arma do Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) para ajudar no enfrentamento à crescente onda de criminalidade no Estado, a ação consiste em deslocar um promotor para atuar especificamente com políticas públicas em prol da segurança pública e no controle externo da atividade policial.

Continua depois da publicidade