A Secretaria da Saúde de Joinville confirmou nesta segunda-feira o primeiro caso de dengue autóctone, ou seja, contraído dentro da cidade. Com este, sobe para 20 os casos da doença, sendo que os outros 19 casos foram contraídos fora. Além disso, são cinco casos confirmados de febre chikungunya, sendo quatro importados e um autóctone. Não houve registro até o momento de zika vírus em Joinville.
Continua depois da publicidade
Leia as últimas notícias sobre Joinville e região no AN.com.br
O paciente é um homem de 30 anos, morador do bairro Itaum, que não viajou para nenhuma área contaminada. Ele foi medicado e está fora de perigo. Em 2016, foram encontrados 77 focos do mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus em 17 bairros. Itaum com 19 e Boa Vista com 18 são os bairros que lideram a lista.
A Vigilância Ambiental, responsável pelo combate ao mosquito alerta para a continuidade dos cuidados para eliminação dos criadouros do Aedes aegypti. O cuidado especial deve ser tomado também com as calhas, que nesta época do ano entopem mais facilmente com as folhas que caem das árvores.
Continua depois da publicidade
Casos 2016
Dengue: 20 (19 importados e 1 autóctone)
Chikungunya : 5 (4 importados e 1 autóctone)
Focos 2016
Itaum: 19
Boa Vista: 18
Zona Industrial: 8
Floresta: 6
Rio Bonito: 5
Fátima: 3
João Costa: 3
São Marcos: 3
América: 2
Glória: 2
Nova Brasília: 2
Pirabeiraba: 2
Anita Garibaldi: 1
Boehmerwald: 1
Bucarein: 1
Costa e Silva: 1
TOTAL: 77