A segunda-feira mal tinha começado e a fila já se formava para o atendimento presencial de liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em Jaraguá do Sul. O primeiro morador adiantou-se e chegou às 2 horas da madrugada. O segundo chegou às 5 horas. Às 7 horas, a fila já era extensa. No primeiro dia de atendimento, o movimento foi grande, mas ocorreu conforme o previsto pela Prefeitura, que organizou o mutirão para cadastro. A expectativa é de que os demais dias do cronograma também sejam de muita procura.
Continua depois da publicidade
O casal Dóris Bianca Todt, 24, e Paulo Rodrigo Komgenski, 32, chegaram às 7 horas. Por volta das 9 horas, foi atendido. Morando desde abril em uma casa no bairro Amizade, os dois viram seus móveis recém-comprados serem estufados pela água, que chegou a 40 centímetros na casa. O valor que será retirado da conta dos dois será investido na compra de novos móveis. No caso de Idete Polli Machado, 41, a situação é semelhante, porém os prejuízos foram maiores. Moradora do Czerniewicz há oito anos, esta foi a primeira vez que sua casa foi atingida pelas águas (1,30 m de altura). A maioria de seus móveis teve de ser descartada, e novos já foram comprados. Agora, ela irá quitar as dívidas.
– Se não tivesse o FGTS, eu não saberia como fazer. O salário que a gente ganha não dá conta de pagar esses gastos sem planejamento – lamenta ela.
Segundo a chefe de gabinete da Prefeitura, Fernanda Klitzke, a maior dificuldade encontrada no primeiro dia foi quanto à cópia da documentação. Grande parte dos trabalhadores levou apenas os documentos originais, solicitando as cópias no local, o que atrasa o atendimento.
É pedido que os moradores levem a documentação já com cópias para agilizar o andamento da fila. Fernanda ainda explica que moradores cujas residências não constam na lista de pontos atingidos podem procurar a Defesa Civil diretamente na Prefeitura para a obtenção de uma declaração, o que também agiliza o processo. No ponto de atendimento, dois funcionários da Defesa Civil auxiliam, porém pode haver demora.
Continua depois da publicidade
Devido ao grande número de veículos nos arredores, a loja Breithaupt liberou seu estacionamento para os moradores. Após deixar o carro no local, basta pegar o carimbo no atendimento.
:: Em Guaramirim, liberação do FGTS ocorre a partir de 21 de julho ::
:: Em Jaraguá do Sul, liberação do FGTS começa no dia 23, por telefone ::
::Prefeitura de Jaraguá do Sul divulga cronograma de atendimento do FGTS ::
:: Começa a liberação do FGTS em Corupá ::
Solicitação por telefone para o Vale do Itapocu
0800 726 0207, opção 3
Horário de atendimento: segunda-feira a sexta-feira, das 8 às 21 horas, e aos sábados, das 10 horas às 16 horas.
Documentação necessária
– Carteira de Identidade (também são aceitos carteira de habilitação, carteira do conselho profissional, passaporte e novo modelo da Carteira do Trabalho);
– Comprovante de Residência emitido no período de 08/02/2014 a 08/06/2014;
– Contrato de Locação, se for o caso;
– Carteira de Trabalho (cópias das páginas da foto, de qualificação/identificação e dos contratos de trabalho) ou CNIS (a ser retirada no INSS) ou CAGED (a ser retirada no Ministério do Trabalho);
Continua depois da publicidade
– Cartão do Cidadão (opcional);
Caso o trabalhador tenha conta na CAIXA, deve levar também o cartão, ou o número da conta, para facilitar o crédito.
***É preciso levar originais e cópias
Jaraguá do Sul
Cronograma de atendimento presencial em Jaraguá do Sul
de 4/08 a 7/08 – nascidos em Janeiro e Fevereiro
8/08, 11/08 e 12/08 – nascidos em Março e Abril
de 13/08 a 15/08 – nascidos em Maio e Junho
de 18/08 a 20/08 – nascidos em Julho e Agosto
21/08, 22/08 e 25/08 – nascidos em Setembro e Outubro
de 26/08 a 29/08 – nascidos em Novembro e Dezembro
29/08 – nascidos em qualquer mês, que perderam as datas anteriores de pagamento
Local: Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário, Fiação, Tecelagem e Artefatos de Couro de Jaraguá do Sul e Região (STIV)
na Rua Francisco Fischer, 60, Centro
Horário: 8 às 19 horas, de segunda a sexta-feira
Informações: junto à Ouvidoria no 0800 642 0156
Atendimento por telefone
Até o dia 22 de setembro.
Trabalhadores beneficiados: 8 mil