A tão aguardada liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) finalmente chegou a todas as cidades do Vale do Itapocu atingidas pela enchente de junho. Após Corupá e Guaramirim divulgarem as datas, Jaraguá do Sul anunciou na manhã desta quinta-feira o cronograma para saque. Na cidade, a liberação começa a partir da quarta-feira, dia 23, por telefone. Já os atendimentos presenciais ocorrem de 4 a 29 de agosto, no Sindicato do Vestuário. Cerca de 8 mil pessoas terão direito ao saque e o limite para cada conta é de R$ 6.220.
Continua depois da publicidade
:: FGTS começa a ser liberado no dia 21 de julho em Corupá ::
:: Em Guaramirim, liberação do FGTS ocorre a partir de 21 de julho ::
Continua depois da publicidade
O benefício será liberado apenas para as casas diretamente atingidas, seja por enchente ou por deslizamentos. Áreas de uso comum, como garagens, não são contempladas. Segundo o secretário de Defesa Civil, Marcelo Prochnow, a listagem de ruas atingidas foi encaminhada à Caixa Econômica Federal, gestora do Fundo. No total, são 329 ruas com prejuízos. A listagem completa pode ser conferida no site da Prefeitura.
A partir do dia 23, quem tem o cadastro do Programa de Integração Social (PIS) atualizado no endereço atingido poderá solicitar o saque por telefone, no número 0800 726 0207, opção 3. O atendimento telefônico fica disponível até 22 de setembro, das 8 às 21 horas de segunda a sexta-feira e das 10 às 16 horas nos sábados. Segundo a chefe de gabinete Fernanda Klitzke, informações não oficiais indicam que o valor pode ser depositado em até 48 horas para aqueles que possuem conta na Caixa Econômica Federal. Quem não tem conta fará a retirada do dinheiro junto a uma das três agências da Caixa na cidade.
Para quem não tem o PIS, será necessário buscar o atendimento presencial. Dez guichês estarão à disposição, incluindo dois para casos excepcionais – por exemplo, quando a casa atingida não consta na lista de ruas. Se for necessário, a Defesa Civil realizará vistorias para averiguar casos que surgirem e comprovar que a residência foi atingida. O atendimento presencial será dividido por mês de nascimento. A Prefeitura já enviou uma sugestão de cronograma à Caixa e aguarda confirmação.
Atendimento presencial
De 4 a 29 de agosto
Das 8 às 19 horas, de segunda a sexta-feira
No Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário, Fiação, Tecelagem e Artefatos de Couro de Jaraguá do Sul e Região (STIV)
Continua depois da publicidade
na Rua Francisco Fischer, 60, Centro
Documentação necessária (originais e cópias):
– Carteira de Identidade (também são aceitos carteira de habilitação, carteira do conselho profissional, passaporte e novo modelo da Carteira do Trabalho);
– Comprovante de Residência emitido no período de 08/02/2014 a 08/06/2014;
– Contrato de Locação, se for o caso;
– Carteira de Trabalho (cópias das páginas da foto, de qualificação/identificação e dos contratos de trabalho) ou CNIS (a ser retirada no INSS) ou CAGED (a ser retirada no Ministério do Trabalho);
– Cartão do Cidadão (opcional);
Caso o trabalhador tenha conta na CAIXA, deve levar também o cartão, ou o número da conta, para facilitar o crédito.