Começou na manhã de ontem o atendimento presencial para cadastro e liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em Corupá. As filas se formaram mesmo antes das 8 horas, quando o atendimento foi liberado. Segundo o secretário de Assistência Social da cidade, Felipe Rafaeli Rodrigues, eram 7h10 e já havia pelo menos 25 pessoas esperando. Ao longo do dia foram cerca de 150 atendimentos. Com a grande procura do primeiro dia, Rodrigues acredita que o número de solicitantes será maior do que as 1,5 mil pessoas esperadas inicialmente.
Continua depois da publicidade
O atendimento é realizado no CRAS da cidade, onde dez pessoas se dividem entre o processo de triagem ao cadastro. A Defesa Civil também participa do processo, averiguando casos excepcionais.
:: Em Guaramirim, liberação do FGTS ocorre a partir de 21 de julho ::
:: Em Jaraguá do Sul, liberação do FGTS começa no dia 23, por telefone ::
Continua depois da publicidade
::Prefeitura de Jaraguá do Sul divulga cronograma de atendimento do FGTS ::
O atendimento é feito de acordo com os bairros atingidos. Em sete bairros, assim como para áreas rurais, a liberação ocorreu para todas as ruas: João Tozini, Itapocú, Bomplant, Rio Novo, Izabel, Pedra D’Amolar, Caminho Pequeno. Para os demais, há uma lista de ruas e número residencial dos pontos atingidos, que está disponível no site da Prefeitura.
Para Roseli Alves Martins e Silvana Brosowsky, que aguardavam na fila, o atendimento estava rápido. Moradoras do bairro João Tozini, primeiro contemplado no cronograma, ambas perderam boa parte dos móveis no dia da enchente. Para Roseli, serão necessárias geladeira, colchão e máquina de lavar. Ela já conferiu os valores no comércio e acredita que o limite de saque de R$ 6.220 não será suficiente para todos os pertence que precisa.
Já Silvana vai aguardar estar com o valor em mãos para procurar o que precisa. Já o jovem Sant Clair Cardozo conta com ajuda para recomeçar. Assim como ele, o amigo João Francisco Signoretti, com quem divide apartamento, vai sacar o FGTS para remobiliar a casa.
Atendimento telefônico
Trabalhadores poderão fazer o pedido do saque por meio de um telefone disponibilizado pela Caixa. Mas moradores de Corupá tiveram dificuldades com o sistema na segunda-feira. Alguns escutaram que Corupá ou a rua onde vivem não consta na lista. Segundo a gerente da agência da Caixa, Roseli Sartori, o primeiro dia de atendimento registrou congestionamento devido ao número de ligações e é necessário paciência.
Continua depois da publicidade
Ela informa, ainda, que para os bairros que serão totalmente contemplados o melhor é o atendimento presencial, pois o nome das ruas não foi indicado no sistema. Roseli ainda dá uma dica para quem pode fazer o pedido por telefone: moradores que recebem o extrato do FGTS em casa estão com o cadastro atualizado, portanto podem fazer a solicitação no 0800 726 0207, opção 3.
Solicitação por telefone para o Vale do Itapocu
Telefone: 0800 726 0207, opção 3
Horário de atendimento: segunda-feira a sexta-feira, das 8 às 21 horas, e aos sábados, das 10 horas às 16 horas.
Documentação necessária
– Carteira de Identidade (também são aceitos carteira de habilitação, carteira do conselho profissional, passaporte e novo modelo da Carteira do Trabalho);
– Comprovante de Residência emitido no período de 08/02/2014 a 08/06/2014;
– Contrato de Locação, se for o caso;
– Carteira de Trabalho (cópias das páginas da foto, de qualificação/identificação e dos contratos de trabalho) ou CNIS (a ser retirada no INSS) ou CAGED (a ser retirada no Ministério do Trabalho);
Continua depois da publicidade
– Cartão do Cidadão (opcional);
Caso o trabalhador tenha conta na CAIXA, deve levar também o cartão, ou o número da conta, para facilitar o crédito.
***É preciso levar originais e cópias
Cronograma de atendimento presencial em Corupá
de 21/07 a 25/07 – Bairro João Tozini
de 28/07 a 01/08 – Bairros Ano Bom, Itapocú e Bomplandt
de 04/08 a 08/08 – Rio Novo e Izabel
de 11/08 a 15/08 – Seminário, Centro e Pedra D’Amolar
de 18/08 a 22/08 – Caminho Pequeno, XV de Novembro e Poço D’Anta
de 25/08 a 29/08 – Localidades da Área Rural
Local: CRAS da Rua Otto Hillbrecht
Horário: das 8h às 12h e das 13h às 16h, de segunda a sexta-feira.
Informações: 3375-0178 e 3375-2483