A previsão de chuva para Jaraguá do Sul e Guaramirim neste fim de semana não chega ser assustadora – oscila entre 45 e 50 milímetros – mas exige atenção da Defesa Civil e dos moradores.
Continua depois da publicidade
A precipitação é bem menor se comparada a que foi registrada na semana passada. Na ocasião, em três dias, choveu 374 milímetros, volume três vezes maior do que o esperado para o mês inteiro.
Apesar de o volume esperado agora seja menor, os moradores de encostas devem ficar atentos para o risco de deslizamentos de terra. O solo ainda está muito encharcado e não consegue absorver a água da chuva.
Conforme o Secretário de Defesa Civil de Jaraguá, Marcelo Prochnow, acidade registrou cem ocorrências de deslizamentos de terra entre o último fim de semana e esta sexta-feira. Há 33 áreas de risco em Jaraguá do Sul.
Continua depois da publicidade
– Houve uma incidência maior a partir de segunda-feira, quando as águas baixaram – disse.
Cerca de 40 moradores ainda estão desabrigados no município. Eles estão instalados no Pavilhão de Eventos. Em Guaramirim, o secretário de Defesa Civil, Irineu José Junior, informa que o município conta com 80 desabrigados.
Ele afirma que o número pode aumentar porque equipes do órgão estão percorrendo toda a cidade e casas ainda estão sendo interditadas. A orientação é para os desabrigados e desalojados não retornarem para as suas residências, especialmente as que estão interditadas.
Continua depois da publicidade
Mais de 50 toneladas de donativos
Até o final da tarde de sexta-feira, os voluntários da Central Solidária distribuíram 55 toneladas de donativos às vítimas da enchente do Norte de Santa Catarina. Os materiais foram doados pela população e empresas da região ao longo da semana.
A distribuição foi destinada às vítimas da enchente das cidades de Joinville, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Rio dos Cedros, Timbó, Rio Negro, Mafra, Rio Negrinho e Porto União. Neste sábado, uma carreata de jipeiros fará mais entregas para famílias em Rio Negrinho.
Doação de colchões
A Secretaria da Assistência Social da Prefeitura de Jaraguá do Sul informa que a prioridade para doações agora é para colchões e móveis. Os interessados em doar estes itens devem entrar contato com a Prefeitura através dos telefones da Ouvidoria ,0800-6420156 (ligação gratuita), ou 2106-8106, e falar com Alba.
Continua depois da publicidade
O restante dos itens pedidos ao longo da semana como produtos de limpeza, higiene pessoal, alimentos e roupas já foram arrecadados o suficientemente. Quem ainda quiser doar, os produtos podem ser enviados para Guaramirim.