O último debate antes da eleição municipal foi marcado por um clima amigável entre os candidatos de Criciúma. Clésio Salvaro (PSDB) e Fábio Brezola (PT) fizeram a maior parte das perguntas entre si, aproveitando o espaço para destacar os projetos para a cidade. O atual prefeito e candidato à reeleição, Márcio Búrigo (PP), teve uma participação mais discreta, com menor espaço para apresentar realizações da atual gestão.
Continua depois da publicidade
Eleições 2016: saiba quem são os candidatos à prefeitura de Criciúma
Na ordem de participação dos candidatos, definida em sorteio realizado antes do debate, Clésio Salvaro iniciou a rodada de perguntas. O tema sorteado foi mobilidade urbana, um dos gargalos do município, e a questão foi direcionada para Fábio Brezola. O candidato falou sobre obras estruturais necessárias, e destacou a importância de estimular o uso do transporte público, com melhor estrutura e preço mais acessível.
Repórter Lariane Cagnini conta como foi o debate dos candidatos a prefeito de Criciúma
Continua depois da publicidade
“Meu governo será totalmente diferente desse que está aí”, afirma Clésio Salvaro
“Vivemos uma instabilidade jurídica e política”, critica Fábio Brezola
“Criciúma precisa agregar um hospital realmente público”, defende Márcio Búrigo
“O diagnóstico da cidade nos preocupa”, diz Odelondes de Souza
No segundo bloco, as perguntas foram sobre temas livres. Salvaro questionou Brezola sobre a educação e a gratuidade do uniforme escolar. Em resposta, a qualificação do professor e a proposta de uma educação em tempo integral foram destacadas por Brezola. O próprio candidato fez a pergunta seguinte sobre a terceira idade e projetos para essa faixa etária. Salvaro falou sobre os grupos de idosos, os encontros e as opções de lazer que oferecem qualidade de vida a esta faixa da população. Márcio Búrigo, para fechar a rodada, questionou Brezola sobre a importância de planejar a cidade a médio e longo prazo, e não apenas focar em soluções pontuais. O candidato concordou com a posição do atual prefeito, e disse que manterá o trabalho da Secretaria de Planejamento se eleito.
No terceiro bloco, resíduos sólidos, incentivo à cultura e Hospital Materno Infantil Santa Catarina foram os temas em destaque. Na última parte do debate, os candidatos fizeram novamente perguntas sobre temas livres, e realizaram as considerações finais. Márcio e Brezola agradeceram o apoio que tem recebido nas ruas e convidaram o eleitor ao voto, e Salvaro aproveitou o espaço para falar sobre a liberação de sua candidatura pela Justiça Eleitoral.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias sobre as Eleições 2016