A faixa exclusiva para ciclistas na rua Guanabara, entre a rua Fátima e o terminal de integração do transporte coletivo, na zona Sul de Joinville, será colocada oficialmente em operação na quarta-feira.
Continua depois da publicidade
A nova sinalização, com troca de placas e pinturas, está programada para a noite de segunda-feira. O Instituto de Trânsito e Transporte de Joinville (Ittran) reservou a terça-feira para realizar os últimos ajustes.
A nova ciclofaixa irá ocupar o espaço onde funcionou por duas semanas um corredor de ônibus. Em atendimento a apelos da comunidade, a Prefeitura decidiu destinar aquele trecho com exclusividade às bicicletas. Com a mudança, os ônibus voltam a compartilhar pista simples com outros veículos.
O gerente de Trânsito do Ittran, Samuel Bernardes Gomes, informou que existe a possibilidade da ciclofaixa estar liberada nesta terça-feira, mas podem ser necessários alguns ajustes de sinalização.
Continua depois da publicidade
-É importante esclarecer que a ciclofaixa será do lado direito de quem se dirige da rua Fátima ao terminal. Neste trecho de 700 metros haverá uma parada de ônibus sobre a ciclofaixa, que os ciclistas devem respeitar-, explicou o gerente de trânsito.
O presidente do Ippuj (instituto de planejamento de Joinville), Vladimir Constante, disse que a criação da ciclofaixa sobre o corredor dos ônibus é uma solução temporária que deve durar cinco meses.
Nesse tempo, a Prefeitura irá ampliar a largura da ponte sobre o rio Itaum, próximo ao terminal, e construir o passeio em toda extensão da rua Guanabara do terminal à rua Fátima. Com essas intervenções será possível criar o corredor dos ônibus e uma faixa exclusiva para bicicletas em parte da calçada.
Continua depois da publicidade