A chuva forte e constante causa estragos em cidades catarinenses. Em Alfredo Wagner, na Grande Florianópolis, o Corpo de Bombeiros retirou pelo menos 15 famílias de suas residências em função de alagamentos no Centro da cidade. Por volta das 11h deste domingo, mais famílias estavam sendo retiradas, ainda sem número definido.

Continua depois da publicidade

Em fotos: veja as dicas de prevenção e saiba como agir em casos de enxurradas

Na BR-282, que corta Alfredo Wagner, houve queda de barreira durante a madrugada nos kms 79 e 111 e os dos dois trechos estão em meia pista. Segundo a Defesa Civil, choveu 160 milímetros em 24 horas no município, sendo que a média de todo o mês fica entre 120 e 140 mm. Conforme o órgão, mais de 20 pontes de madeira foram arrastadas e há cerca de sete comunidades isoladas (São Vendelino, Barro Branco, Invernadinha, Limeira, Alto Limeira, Pinguirito e Alto Pinguirito). Deslizamentos também foram registrados. O acesso à cidade está comprometido, pois a ponte de concreto também foi levada pela enxurrada.

Foto: Rafael Siewert / Divulgação

Continua depois da publicidade

Iminência do El Niño coloca à prova sistemas de prevenção a eventos climáticos no Estado

Em Rio do Sul, no Vale do Itajaí, a Defesa Civil está em alerta e acompanha o nível do rio Itajaí-Açu, que está subindo em média 20 centímetros por hora. Como a previsão indica mais chuva para a região, a população das áreas mais baixas está sendo avisada e a prefeitura auxilia na retirada de utensílios. Famílias estão sendo encaminhadas para abrigos nois bairros da cidade: Bela Aliança e Pamplona, localidades com situação mais crítica.

No Planalto Norte, houve alagamentos pontuais em Canoinhas, Mafra e São Bento do Sul, porém sem danos registrados. Em Lages, na Serra catarinense, o rio Carahá, que cruza o município na Serra catarinense, não suportou o volume intenso de chuva e os alagamentos atingiram bairros como Sagrado Coração de Jesus, Centro e São Cristóvão na noite deste sábado. Conforme a Defesa Civil, a situação aos poucos se normaliza na cidade. Cerca de 100 pessoas foram retiradas de suas residências e às 11h deste domingo começam a retornar para suas casas.

Foto: Jotta Damasceno / Divulgação

Cidades como Monte Carlo, no Planalto Sul, também registraram desmoronamentos:

Foto: Defesa Civil / Divulgação

“Radar de Lontras está operando 100%”, diz secretário da Defesa Civil

Confira os volumes mais expressivos registrados entre 8h de sábado e 8h deste domingo: Alfredo Wagner: 160mm

Continua depois da publicidade

Xaxim: 135mm

Chapecó: 132mm

Itá: 132mm

Quilombo e Seara: 127mm

Bocaina do Sul e Garopaba: 125mm

Chapadão do Lageado e Campos Novos: 122mm Ipumirim: 119mm

Capinzal: 117mm

Irani, Curitibanos, Tangará e Pinhalzinho: 110mm

São José do Cedro: 108mm

Petrolândia: 108mm

Concórdia: 107mm

Xanxerê: 107mm

Maravilha: 105mm

Florianópolis: 101mm

Lindóia do Sul: 101mm

Lages, Vargem e Ponte Serrada: 100mm ?

Fonte: Estações Pluviométricas da Epagri e Cemaden

A Defesa Civil alerta que há pancadas de chuva com raios previstas principalmente para o Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis na manhã deste domingo. E que há risco de deslizamentos na região Oeste, Planalto Sul e Grande Florianópolis.