Treze anos depois e agora na condição de grande favorita, a cidade de Itajaí volta a sediar uma edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina a partir deste sábado. As disputas da maior competição poliesportiva do Estado começam logo cedo, com provas de atletismo, natação, karatê e tiro, mas a abertura oficial está marcada para 20h, no Estádio Hercílio Luz. O local passou por melhorias nos últimos dias, incluindo lavação das arquibancadas e montagem dos equipamentos para a cerimônia, e está pronto para receber o público e os mais de 4,6 mil atletas que participam dos Jasc 2014.

Continua depois da publicidade

::: Jasc começam neste sábado com Itajaí em busca do título inédito

::: Itajaí faz ajustes finais nos locais de competições dos Jasc 2014

::: Congresso Técnico define chaves das modalidades coletivas dos Jasc

::: Itajaí apresenta uniformes dos atletas para os Jasc 2014

Continua depois da publicidade

A solenidade inicia com a entrada das delegações. Como manda a tradição, Brusque é a primeira a desfilar por ter sido sede dos primeiros Jasc, em 1960. Cada equipe será conduzida por professores da rede de ensino municipal itajaiense e da Univali caracterizados de operários portuários, em homenagem aos responsáveis pela principal atividade econômica de Itajaí. Depois, o enredo da abertura vai passear pela história desde a época dos índios até os dias atuais de Itajaí, com destaque para a colonização, o ciclo da madeira e a instalação e desenvolvimento do porto.

O Hino do Estado de Santa Catarina será cantado pela artista Bárbara Damásio. O evento também terá apresentações de dança e música, feitas pelas companhias Millenium e Tríade, que são da própria cidade. Para encerrar a festa haverá o show gratuito de Armandinho, músico gaúcho que adotou a Praia Brava de Itajaí.

A organização da abertura também promete surpresas, com homenagens e muita tecnologia. O ponto alto, claro, será a condução da tocha olímpica e o acendimento da pira com o fog simbólico dos Jasc.

As disputas, que começam já no sábado, seguem até o dia 25. O troféu entregue ao campeão-geral nesta edição homenageia a cidade-sede, com a imagem de um navio no porto, e leva o nome do comendador Rubens Fachini, um dos criadores dos Jasc e que morreu em abril deste ano.

Continua depois da publicidade

::: Confira todas as notícias sobre os Jogos Abertos de SC

::: Obras para os Jasc em Itajaí entram na reta final

::: Itajaí entra na contagem regressiva para os Jogos Abertos