Era em um ambiente bilíngue, mesclado entre o português e o italiano, que os últimos detalhes da Chiesetta Alpina eram preparados, na manhã de ontem. No alto do Morro da Boa Vista, uma equipe formada principalmente por voluntários apressava-se em deixar tudo pronto para o grande dia. Neste sábado, a partir das 10 horas, o local passa por um de seus momentos marcantes. O ato litúrgico de dedicação da igreja ocorre, comandada pelo bispo diocesano Irineu Scherer, confirmando a entrega do templo à Igreja Católica. Depois, será realizada a passagem oficial do monumento ao Circolo Italiano de Jaraguá do Sul e, para finalizar, uma macarronada será servida para o almoço.
Continua depois da publicidade
– Já tem muito história e tem muita arte aqui _ sorri Iria Tancon, uma das integrantes da comissão promotora e uma das idealizadoras de todo o projeto de construção da igreja.
Toda a história da Chiesetta Alpina foi construída entre duas nações. O sonho formou-se em 2010, em 2011 a pedra fundamental da igreja foi construída e em 2012 foi realizada a inauguração. As obras, porém, continuaram, e agora serão finalizadas.
Construída como um marco da imigração italiana à Jaraguá do Sul e homenagem a todos os alpinos (comunidades da região dos Alpes e parte do exército italiano), a Chiesetta contou com o apoio de italianos que se afeiçoaram à iniciativa e inclusive uniram-se a comissão promotora. Foi através deles que pequenos e grandes mimos surgiram, desde a construção do capitel na entrada do pátio, até a vinda de artistas italianos que enfeitaram as paredes da igreja.
Para a dedicação, há inclusive uma comitiva italiana presente na cidade. Além de dois artistas, participam da solenidade o presidente e o vice-presidente da associação italiana dos alpinos, além do prefeito de Canale D’Agordo, Rinaldo Di Rocco, e outros italianos que vieram ajudar e prestigiar o momento.
Continua depois da publicidade
– A igreja é a eternização de nossos antepassados, sinto uma gratidão e uma alegra imensas. Quem vier depois de nós não irá perder a referência _ sorri Iria.
A dedicação da Chiesetta na manhã de hoje marca uma nova fase no local. Iria conta que a partir de agora a capela estará aberta para casamentos, batizados e outras celebrações religiosas. Basta entrar em contato com o Circolo Italiano ou com a própria Iria (9914-9864).
Pinturas italianas
A arquitetura da Chiesetta Alpina é inspirada na Igreja San Simon de Vallada Agordina, na região de Belluno, Itália. Não é apenas a construção que tem um toque do país itálico. Os afrescos da capela foram pintados por dois artistas italianos, que se dedicaram ao trabalho ao longo desta semana.
Franco Murer foi o responsável por fazer, em gesso, os 15 painéis da Via Sacra. As peças foram feitas na Itália e enviadas ao Brasil, porém ainda não chegaram à Jaraguá do Sul. Já na cidade, o artista ainda deixou seu toque em mais uma parede, que recebeu uma pintura do São Miguel Arcanjo – semelhante ao que Franco pintou no Palácio do Governador, no Vaticano.
Continua depois da publicidade
Já Anna Marmolada deixou sua arte no capitel. São três painéis ao redor da estrutura, que narram a história dos alpinos: a divisão entre aqueles que lutaram na guerra e aqueles que deixaram o país, imigrando para o Brasil; as agruras vividas por cada um; até seu reencontro pela obra da Chiesetta Alpina. Uma trajetória na qual descendentes e imigrantes se identificam.
– Me sinto em casa aqui. Eles recriaram o ambiente da Itália, é um trabalho comovente, pois vejo o desejo de todos pela fraternidade _ resume Anna.
O quê? Dedicação da Chiesetta Alpina e entrega para o Circolo Italiano, seguido de macarronada
Quando: neste sábado, às 10 horas
Onde: na Chiesetta, no Morro da Boa Vista
Quanto: celebrações gratuitas e R$ 20 o almoço