Já considerada o novo ponto turístico da região de Jaraguá do Sul, a igreja erguida para homenagear colonizadores da região dos Alpes foi inaugurada no sábado, no alto do Morro Boa Vista. A missa campal de estreia da Igreja Cristo dos Alpes foi celebrada por Giuseppe Negri, bispo da Diocese de Blumenau.

Continua depois da publicidade

Não significa que a igreja – chamada chiessetta (capela) – esteja pronta. A previsão é de isso ocorrer no primeiro semestre de 2013. Isso porque os cerca de 30 pedreiros enfrentaram dificuldades como o acesso precário ao morro e as chuvas desde abril.

– Não subia concreto pronto. Tivemos de fazer no local. Outra dificuldade foi a padronização, com ângulos, acabamentos e detalhes com os quais não estamos acostumados -, diz o mestre de obras Rafael Schroeder.

Faltam cobertura e revestimento da torre de 27 metros, muros, calçadas, galpão de festas e a casa do caseiro. Outra pendência é a pintura interna e a externa. Ao lado da igreja, uma gruta está sendo construída por cinco italianos, entre eles Giorni Scardazan Celeste.

Continua depois da publicidade

Vaquinha de R$ 600 mil

A Associação Bellunesi Nel Mondo foi uma das que contribuíram para viabilizar a obra de cerca de R$ 600 mil. O dinheiro foi entregue por empresários que fazem parte de associações como o Círculo Italiano de Jaraguá, que organizou eventos como macarronadas, feijoadas e rifas. O projeto abrange um parque a 570 metros de altitude, projetado para o terreno de 20 mil m² doado pela família de Durval Spézia.

A ideia partiu do historiador Franco Gentili, que mora em Florianópolis há 17 anos. Italiano de Verona, ele sonhava em homenagear os europeus que chegaram à região no século 19.

– A iniciativa foi dos italianos, mas a homenagem é para todos os descendentes dos Alpes: alemães, austríacos, húngaros, suíços, sem deixar fora os poloneses -, cita a integrante do comitê de construção, Iria Tancon.

Continua depois da publicidade

A capela foi inspirada na igreja de San Simon Apóstolo, fundada há mais de 1,3 mil anos na província de Belluno. A obra começou em abril, ainda que o comitê promotor, coordenado pelos empresários Vicente Donini e Célio Bayer, exista desde 2010. O horário de visitação ainda não foi definido, mas deve ocorrer apenas durante o dia. O agendamento de casamentos será possível assim que o galpão ficar pronto.

Detalhes da obra

– O templo foi erguido em estrutura de concreto armado e vedações de alvenaria, conforme os ângulos de cobertura e proporções da chiesetta de San Simon.

– A cobertura é composta por cimento liso e no interior da nave tem estrutura de madeira exposta.

Continua depois da publicidade

– Serão instalados ornamentos e afrescos do artista plástico italiano Franco Murerque, que farão referência à história da imigração europeia no Sul do País.

– A capela terá espaço para 60 pessoas sentadas.

– A capela terá iluminação artificial durante a noite, que poderá ser vista de boa parte de Jaraguá.

– Chamado de Ângelo Spézia, o jardim ecológico terá pinheiros da região alpina, obras de arte

e homenagens aos principais patrocinadores da obra.

– A igreja é dedicada ao Papa João Paulo 1o, nascido em Canale D’Agordo, região vizinha de Vallada, cuja família também imigrou para o Brasil.

Continua depois da publicidade