Faltando apenas 17 dias dias para a inauguração do monumento do Morro das Antenas de Jaraguá do Sul, os últimos reparos para deixar a igreja Cristo dos Alpes pronta, estão sendo finalizados.

Continua depois da publicidade

O reboco, a cobertura e a torre do sino recebem os toques finais, para no dia 15 de novembro, a obra que imita em menor tamanho, a igreja San Simon, de mais de 1,3 mil anos de existência, na região de Veneto, nos Alpes do Norte da Itália será apresentada a comunidade jaraguaense.

A ideia de uma construção tão inusitada na cidade é homenagear os descendentes dos alpes europeus, como: italianos, alemães e austríacos que colonizaram a região. A obra começou em maio, mas nem toda ela ficará pronta até o dia 15. Segundo um dos membros da comissão da construção e presidente da associação Bellunesi Nel Mondo, do Circulo Italiano, Aclino Feder, o local será inaugurado mesmo sem o piso e a pintura interna.

– Estipulamos uma data e vamos seguir o calendário. Até porque só até esse dia, o empresário Vicente Donini que está a frente de tudo, ficará na presidência da obra – explica.

No terreno de mais de 20 mil metros quadrados a 570 metros de altitude, doado por Dorval Spézia, a igreja termina de ser construída com 127 metros quadrados, para cerca de 64 pessoas sentarem confortavelmente.

Continua depois da publicidade

A torre do sino de 27 metros de altura faz lembrar a original, na Itália, assim como a parede dupla de toda a construção, com espessura de 60 centímetros. O projeto é visionário e não para por aí.

A primeira parte será apresentada em dezembro para os jaraguaenses, mas a pretensão é construir um parque ecológico no local, com paisagismo, salão de festas, estacionamento, quiosque e uma casa para o caseiro.

– Parte disso também vai depender da prefeitura. É para ser algo público mas organizado. Com horário para abrir e fechar – acrescenta Feder.

A obra é uma iniciativa privada, de todas as associações italianas e o Círculo Italiano de Jaraguá do Sul, que contou com as doações de empresários e de ações comunitárias em macarronadas, feijoadas e rifas. O valor total do investimento da igreja chegará aos R$ 600 mil, parte da verba ainda falta para que todos os detalhes sejam concluídos.

Continua depois da publicidade

– É um lugar para todas as etnias e religiões. Lá poderá ser celebrado casamentos, batizados, ou apenas visitas – comenta Feder.

Ele antecipa que na inauguração marcada para ocorrer no dia 15, às 9h30, contará com missa, apresentação de corais e bandas, seguido por um almoço para 240 convidados no Círculo Italiano.

Para aqueles que quiserem contribuir para a finalização da igreja Cristo dos Alpes, ainda está em tempo. A conta corrente do Banco do Brasil é 666555-1, agência: 0405-7 e uma rifa ainda corre entre os participantes da iniciativa. Mais informações ligar no (47) 9190-0668 (Alfredo), ou na sede do Círculo Italiano: (47) 3370-8636.