Cerca de 4,3 mil pessoas passaram pelo setor 1 do Parque Vila Germânica durante os dois dias do 1º Feirão de Empregos de Blumenau. A organização estima que as mais de 30 empresas cadastradas no feirão ofertaram aproximadamente 3,9 mil vagas em várias áreas de atuação para diversos setores e graus de escolaridade.
Continua depois da publicidade
De acordo com o diretor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Edson Kestering, o próximo passo é reunir os representantes que participaram no feirão e avaliar quantas das vagas disponíveis foram efetivamente preenchidas:
– Agora precisamos ver que tipo de resultado o feirão proporcionou. Se ele supriu ou não a demanda das empresas e assim, revelar também qual é a demanda que precisa ser trabalhada – avalia.
O balanço do 1º Feirão de Empregos deve ser divulgado entre os dias 13 e 15 de agosto e, segundo Kestering, novas edições do feirão dependem do balanço de contratações, entretanto, o diretor revela o desejo das empresas de participarem de novos eventos dessa natureza:
Continua depois da publicidade
– Trabalhamos com a possibilidade de fazer um feirão a cada seis meses, mas tudo ainda está sendo estudado – adianta.
O resultado do feirão, mesmo que parcial, corrobora com os dados do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados no último dia 17 pelo Ministério do Trabalho. As estatísticas mostram que Blumenau encerrou o primeiro semestre de 2014 na segunda posição no ranking de geração de empregos em Santa Catarina e em 13º no Brasil. Só primeiro semestre deste ano, foram gerados 5.758 novos postos de trabalho no município.