A Casa Lar Luz do Caminho promoverá, nos dias 20 e 21 de novembro, das 19h às 22h, um curso para quem deseja ser voluntário na entidade. Será na própria Casa Lar, que fica na Servidão Água Marinha, 88, bairro Ingleses, Florianópolis. Os telefones de contato são (48) 3206-9519 e 99632-4260. A organização não governamental acolhe crianças de zero a cinco anos que tiveram seus direitos violados, oferecendo atendimento integral (psicológico, físico e social).
Continua depois da publicidade
Após a Formação de Cuidados com Criança Pequenas, é possível desenvolver atividades administrativas, colaborando com a cozinha e com a limpeza da casa, fazendo parte dos mutirões e auxiliando as cuidadoras no berçário. Desde sua criação em 2011, a instituição já fez mais de 500 atendimentos encaminhados pela Vara da Infância e Juventude ou Conselho Tutelar.
Conforme a voluntária e diretora de comunicação e marketing da Casa Lar, Monique Cristina, a demanda depende da determinação judicial para o acolhimento e pode chegar a 140 atendimentos anuais. Essas crianças podem retornar à família de origem, serem encaminhadas para família ampliada ou para adoção.
Os custos com o acolhimento de cada criança giram na média de R$ 4,6 mil mensais (moradia, alimentação, vestuário, saúde e educação). Para se manter, a entidade realiza eventos beneficentes e recebe doações de associados, ou seja, amigos que contribuem mensalmente com valor fixo a partir de R$ 40, por meio de boleto emitido pela Caixa Econômica Federal. Basta se inscrever no site da entidade ou solicitar pelo e-mail casalarluzdocaminho@gmail.com.
Continua depois da publicidade
Também é possível fazer doações via desconto na conta de luz da Celesc ou, ainda, com pelo Pagseguro, também disponível pelo site da Casa Lar. Por fim, há a destinação de parte do imposto de renda por meio do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA/FMDCA).
Leia também:
Irmã Ilda, uma vida dedicada a Deus e aos mais necessitados
Governador Celso Ramos deve cobrar pedágio ambiental a partir de fevereiro