Da série de estradas estratégicas para o Estado, o trecho da BR-101 Sul entrou na lista de concessões do governo federal, ao lado do Aeroporto Hercílio Luz. Ainda nesta quarta, o governador Raimundo Colombo deve discutir com o Ministério do Planejamento outros empreendimentos que deverão entrar no grande plano de investimentos que a presidente Dilma lança na segunda semana de junho.

Continua depois da publicidade

Trecho Sul da BR-101 entra na lista de privatizações do governo federal

SC pode ter mais quatro trechos de rodovias federais com pedágio

Aeroporto Hercílio Luz deve ser repassado à iniciativa privada em 2016

Quando se fala em concessão de estrada, a primeira imagem que passa na cabeça do cidadão é o pedágio. Em seguida, o temor do serviço caro e deficitário. São erros nas relações do governo com as empresas privadas que precisam ser corrigidos nas regras do próximo leilão. Isso, em nome da garantia de recursos para melhoria das rodovias, tanto em investimento quanto em manutenção.

Continua depois da publicidade

Com as finanças em crise, o governo federal não tem mais recursos. Falta até para o básico. O plano de concessão surge como o grande trunfo para atrair recursos e qualidade para a infraestrutura, alavancando a economia. O desafio do governo federal é montar uma carteira de obras que seja atrativa ao setor privado, assim como uma modelagem de leilão que favoreça o negócio. A BR-101 Sul se enquadra nestas características.