A balsa de Ilhota ainda precisará de, no mínimo, mais dois dias antes de entrar em funcionamento. Todos os reparos no veículo foram concluídos e a Marinha deve liberar seu funcionamento até o final da tarde desta terça-feira. Cerca de 24 horas após ser colocada de fato na água, uma nova vistoria deve ser feita antes do transporte ser liberado à comunidade. Cerca de duas mil pessoas utilizam diariamente a embarcação para atravessar o rio Itajaí-Açu.
Continua depois da publicidade
O secretário de Transportes da cidade, Antônio Carlos Russi, explica que um engenheiro naval foi contratado pela administração municipal para que realizasse as últimas vistorias, e encaminhasse os laudos à Marinha. A expectativa é que a balsa esteja na água até quarta-feira.
– Está tudo pronto e atendemos todos os itens de segurança solicitados pela Marinha. A partir de agora, é um processo burocrático – explicou Russi.
A prefeitura realizou mudanças na estrutura do veículo, reforçou os itens de segurança e acessibilidade e trocou as chapas da proa. Os coletes salva-vidas que estavam prestes a vencer também foram substituídos. Após ser interditada pela Capitania dos Portos no final de abril, a balsa de Ilhota amanheceu embaixo d’água no dia 5 de maio.
Relembre o caso
Continua depois da publicidade
>>> Regularização da balsa de Ilhota fica para segunda-feira, afirma prefeito