O prefeito de Ilhota, Daniel Christian Bosi, disse que ficou para segunda-feira a reativação da balsa que faz a travessia pelo rio Itajaí-Açu. A expectativa era de que o serviço fosse retomado nesta sexta-feira, mas, como o atendimento ao público na Capitania dos Portos ficou suspenso por causa do ponto facultativo, a prefeitura não pôde apresentar os documentos, disse Bosi.

Continua depois da publicidade

A travessia foi paralisada na quarta-feira, segundo o prefeito, porque não haviam sido feitas as vistorias nos anos de 2011 e 2012, anteriores à sua gestão. Bosi chegou a afirmar que iria se reunir com a Marinha nesta sexta-feira para entender por que a pendência na documentação não tinha sido informada anteriormente. Para ele, a irregularidade deveria ter sido acusada quando foi feita a renovação dos documentos em 2013 e 2014. Para resolver a situação, o município tem de pagar as taxas referentes aos anos 2011 e 2012 e em seguida submeter a balsa à vistoria da Marinha.

– A prefeitura não sabe por que esse problema não apareceu antes. Vou ver com a Marinha o que houve – declarou Bosi.

A balsa faz a travessia entre as margens direita e esquerda sobre o rio Itajaí-Açu e foi interditada no fim da tarde desta quarta-feira. Segundo o operador da embarcação, Wanderley Menezes, a interdição ocorreu por volta das 17h.

>> Veja o vídeo do momento em que água invade lateral da balsa <<

– Os moradores estão reclamando da falta de transporte. Somos obrigados a ouvir as reclamações mas não podemos fazer nada. Não sabemos nem quando vamos voltar ao trabalho – afirmou Menezes.

No dia 28 de abril, um vídeo foi postado no Facebook por um usuário do transporte mostrando que, enquanto a balsa se deslocava pelo rio Itajaí-Açu, a água atingia a lateral e entrava na embarcação.