Cerca de trezentos estudantes participaram nesta terça-feira do Aulão Vestibular DC – Especial Enem. A revisão ocorreu no Univali do bairro Kobrasol, em São José e foi transmitida ao vivo mpelo site do Diário Catarinense. Os professores do COC Florianópolis resolveram questões da prova e explicaram conteúdos das quatro áreas cobradas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (linguagens, ciências da natureza, ciências humanas e matemática. A prova do Enem acontece nos dias 8 e 9 de novembro e é uma das principais formas de acesso ao Ensino Superior.

Continua depois da publicidade

:::Leia mais notícias de Vestibular

::: Questão de Biologia: ciência da natureza e tecnologias

::: Questão de Língua Portuguesa: Ditadura Militar e expressão

Continua depois da publicidade

::: Questão de Matemática: gráfico e mediana

::: Questão de História: sofrimento e escravidão

::: Questão de Física: tensão elétrica

O professor de Biologia, Wilson, começou a revisão da área de Ciências da Natureza ressaltando um dos assuntos que mais caem no Enem: problemas ambientais. Conhecer como ocorre o efeito estufa, o que é a eutrofização e as consequências do CFC para a camada de ozônio são importantes para os testes.

Ele ressalta que a prova do Enem está cada vez mais parecida com os vestibulares, cobrando temas específicos. Uma das habilidades que podem ser exigidas do aluno é saber comparar aos tecidos vegetais aos tecidos animais de acordo com a sua função. Para finalizar, Wilson resolveu uma questão sobre saúde, outro tema bastante frequente na prova.

O professor Renato complementou a revisão da área de ciências da natureza utilizando analogias para explicar os temas de Física. Priorizou a calorimetria, eletrodinâmica, ondulatória e enfatizou que a regra de três é uma grande parceira do Enem, sendo exigida em muitas questões. Ele também ensinou alguns macetes para decorar as fórmulas de Física.

Continua depois da publicidade

Para expor o conteúdo das ciências humanas, o professor Borret, de História priorizou a resolução de questões. Isso porque a resposta de muitos testes está no próprio enunciado e nas alternativas. Ele ressalta que, em relação ao conteúdo de História, a prova prioriza assuntos do século XX. Por isso, também vale a pena estar por dentro dos assuntos de atualidades.

A prova de matemática e suas tecnologias compreende 40 questões do total e é, por isso, uma das mais importantes. Observando que alguns temas são mais frequentes, o professor Dé selecionou questões de porcentagem, cálculo de média, moda e mediana.

A aula foi especialmente importante para a aluna Danieli Battistotti, de 17 anos, qque gostou da resolução das questões conduzida pelo professor.

Continua depois da publicidade

– A forma como ele tira as informações do texto deixou muito mais claro – diz.

Ela e as amigas Paula Santana e Jéssica Dias Micheli, que estudam no Senai de Tijucas, conseguiram autorização para sair mais cedo da aula e participar do Aulão. Por volta do meio-dia pegaram um ônibus por volta do meio dia para estar em São José a tempo do início da aula, às 14h. Paula afirma que o esforço valeu a pena:

– Os professores deixaram os assuntos mais simples e são bastante extrovertidos, não fica monótono – diz.

Com animação, os professores Ricardo e Regina finalizaram o Aulão com o conteúdo de gramática e literatura, cobrados na prova de linguagens, códigos e suas tencologias. Ricardo ressaltou a interpretação de textos – tanto os visuais quanto so linguísticos, bastante cobrados no Enem. A professora Regina apresentou poemas e quadros para mostrar a relação entre as artes.

Continua depois da publicidade

Confira as dicas dos professores

Professor Wilson – Ciências da Natureza: biologia

Professor Renato – Ciências da Natureza: física

Professor Dé – Matemática e suas tecnologias

Professora Regina – Linguagens – Literatura

Professor Borret – Ciências Humanas – História

Professor Ricardo – Linguagens – Gramática