Pode parecer estranho para quem se acostumou a todos os anos ver rifas sendo vendidas e chapéus serem passados, mas o handebol feminino de Blumenau (Abluhand/Furb/FMD) confirmou — sem muitas dificuldades — a participação na Liga Nacional deste ano. O time liderado dentro e fora das quadras pelo incansável Sérgio Graciano terá um apoio mais maciço da Fundação Municipal de Desportos e, por isso, não precisará passar pelos perrengues de outros anos — na prática, a FMD auxiliará principalmente com as viagens para os confrontos fora de casa.
Continua depois da publicidade
A competição começará dia 30 deste mês e o time blumenauense está na Conferência Sul/Sudeste, ao lado de Pinheiros-SP, Guarulhos-SP, Metodista-SP, Maringá-PR, Cascavel-PR, Concórdia e Caxias-RS, este último que será o adversário de estreia, no ginásio do Sesi. O campeonato será em turno único e as quatro melhores avançam para uma segunda fase que terá duas chaves com cinco times, em que os dois primeiros avançam para um quadrangular final em sede fixa, na metade de novembro.

O time blumenauense se dividirá em duas competições antes de estreia: parte do elenco embarcou para os Joguinhos Abertos de Santa Catarina e outras atletas formarão a equipe que disputará os Jogos Universitários Catarinenses (Jucs). Todas se reapresentam ao treinador no sábado da próxima semana, dia 29 de julho, para um último treino e última conversa antes de iniciar mais uma trajetória na principal competição do handebol feminino no país.
:: Leia mais colunas de Augusto Ittner
Continua depois da publicidade
Graciano perdeu apenas uma atleta, a armadora Caroline, que foi para a Europa. De quebra, para incrementar o grupo remanescente do ano passado e preencher o espaço deixado, trouxe para posição outras duas jogadoras: Vaniele, 22 anos, que estava em Itajaí, e Ana Carolina, 20, que atuou até o início do ano pelo time de Piracicaba (SP). Tudo para qualificar o time para as pedreiras que terá pela frente, já que praticamente todos os adversários investiram em contratações, o que eleva o nível da competição.
:: VÍDEO: Técnico blumenauense fala sobre experiência na Seleção Brasileira de Handebol
Mas, como a gente está cansado de saber, no handebol feminino Blumenau é Blumenau. Mesmo sem trazer muitas atletas de outras cidades, apenas o fato de colocar em quadra as meninas daqui já é suficiente para incomodar e, até mesmo, pleitear algo dentro da competição. A aposta é no entrosamento das meninas que jogam juntas há anos e se conhecem muito bem. Veremos. O primeiro desafio em casa precisa ser superado e fica o convite para o torcedor já se programar: domingo, 17h, no ginásio do Sesi com entrada gratuita. Temos que prestigiar.
Continua depois da publicidade
:: Confira outras notícias de Blumenau e região em santa.com.br