Três dias de competições, oito países envolvidos, mais de mil atletas. Após um hiato de 17 anos, a Grande Florianópolis volta a sediar um Pan-Americano de taekwondo songahm (entenda as diferenças para o taekwondo olímpico). O torneio começa nesta sexta-feira na Arena Centro Multiúso de São José e reúne competidores do Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Estados Unidos, Paraguai, Peru e Equador.
Continua depois da publicidade
VÍDEO: conheça o songahm e os lutadores de Floripa que estão na Seleção
O auge do fim de semana será o Torneio dos Campeões por equipes, em que cada país leva uma seleção de oito lutadores. A cada round, cinco competidores de duas delegações lutam entre si e a soma das pontuações define os classificados à fase seguinte. A grande final será realizada durante a cerimônia oficial de abertura do Pan-Americano, na noite de sábado, no teatro anexo à Arena.
::: Catarinense é campeã mundial de Taekwondo Songham
Continua depois da publicidade
O Brasil não conquista o título há três anos, mas desta vez contará com a motivação a mais de quatro atletas atuando em casa. Metade da Seleção é composta por representantes catarinenses. Nicole Librizzi e Fernanda Cavenatti, atuais campeãs mundiais em suas categorias, Gabriel Teixeira, terceiro colocado no último Mundial, e Fernando Marques – todos professores de taekwondo além de atletas.
– Abro mão dos títulos individuais para ganhar por equipes. A expectativa é essa. E o fato de lutar em casa traz uma responsabilidade maior e nos motiva a fazer bonito diante dos nosso alunos – afirma Fernando, da academia Top Martial Arts.
O time brasileiro não terá vida fácil. Primeiro encara o Paraguai. Depois, pega o vencedor de Chile (algoz da Seleção em 2012) e Peru. Se chegar à final, provavelmente enfrentará as fortes seleções da Argentina ou dos Estados Unidos.
Continua depois da publicidade
Desafio para todos
E não para por aí. Ainda entre os atletas de elite, há o Torneio dos Campeões individual, que se divide nas quatro modalidades tradicionais do songahm: sparring (a luta em si), fórmula (apresentação de uma série de movimentos técnicos), armas (fórmula portando um bastão) e combat (sparring com bastão). Em jogo, vagas para a disputa Mundial, realizada todos os anos na cidade de Little Rocks, nos Estados Unidos.
– O Pan é uma meta em um grande objetivo que é o Mundial. Só os quatro melhores colocados se classificam. É mais um título importante para a carreira do atleta e agora que vamos lutar em Florianópolis tem um gosto mais especial – concorda Librizzi, que é proprietária da Premium Martial Arts.
Porém, dos mais de mil competidores inscritos, a grande maioria não brigará por um título Pan-Americano. Só de Florianópolis, serão 300 representantes no Torneio Aberto, que, como o nome diz, reúne participantes de todos os níveis e idades – nesta edição, o mais novo tem três anos.
Continua depois da publicidade
– O principal benefício de sediar o Pan é a evidência da arte marcial no Brasil, em especial na cidade, a motivação dos professores, dos alunos, o envolvimento dos pais. É o que fica para nós – ressalta Rodolpho Cavenatti, que coordena a organização do evento.
Pan-Americano Taekwondo Songahm
Local: Arena Centro Multiuso
Endereço: Avenida Beira Mar de São José
Torneio dos Campeões Individual: 03/10, das 9h às 13h
Torneio Aberto Infantil: 04/10, das 8h às 12h
Torneio Aberto Adulto: 05/10, das 9h às 15h
ATA Xtreme: 03, 04 e 05/10, às 15h
Valor: Entrada franca
OPEN CEREMONY
Local: Teatro da Arena Centro Multiuso de São José
Data: 4 de Outubro
Horário: 19h às 21h
Capacidade: 780 pessoas
Atrações: Final do Torneio dos Campeões por equipes; apresentação de todos os Mestres da América do Sul; apresentação dos times ATA Xtreme; lutas de IMAS (sistema de integração de artes marciais).
Valor: R$ 25,00