Nicole Librizzi já havia batido na trave três vezes, mas no último fim de semana finalmente atingiu seu maior objeitivo: conquistou pela primeira vez o título do Torneio Mundial dos Campeões de Taekwondo Songham, um dos estilos da modalidade (entenda as diferenças para o taekwondo olímpico).

Continua depois da publicidade

A competição, realizada em Little Rock, capital do estado de Arkansas, nos Estados Unidos, e berço americano do taekwondo, reuniu os melhores atletas do circuito americano, europeu e asiático. Para chegar até lá, a catarinense de 23 anos teve um longo caminho.

Primeiro, foi preciso passar pelas etapas nacionais para se classificar à final brasileira, na qual ganhou o direito a uma vaga para disputar o Torneio dos Campeões Pan-americanos. Apenas os primeiros quatro colocados na disputa pan-americana se classificaram para o Torneio dos Campeões Mundiais, caso de Nicole.

– Foi um ano de muitos treinos, seletivas e campeonatos para então chegar na final. Treinei com a Seleção Brasileira, treinos exaustivos de oito horas por dia aos fins de semana, fiz treino funcional, treino de luta todos os dias. Mas valeu a pena – conta Nicole, que é professora de taekwondo na Academia Premium Martial Arts, em Florianópolis.

Continua depois da publicidade

E como valeu. A vitória em Little Rock lhe deu o maior título do songham, o de campeã do mundo.

– Esse ano fui muito focada, com a cabeça muito positiva. Antes chegava muito afobada, ia para cima com tudo. Desta vez não, soube lutar com cautela. Todas as lutas foram muito difíceis, contra americanas, e comecei perdendo pontos. Tive que ter muito sangue frio para me recuperar. O que me marcou muito foi ter meus amigos, companheiros, meus mestres, todos reunidos ali me incentivando. Foi emocionante.

No mesmo fim de semana, depois do encerramento da temporada 2013/2014 com o Torneio dos Campeões, já houve a abertura do próximo circuito anual. Ou seja, o ciclo recomeça. E Librizzi mais uma vez ficou no primeiro lugar em sparring e também em armas. Pelo jeito, vem mais uma temporada promissora pela frente.