Seis pessoas morreram em explosões na cidade de Cabul, capital do Afeganistão, na madrugada desta quarta-feira. Os ataques aconteceram horas depois de Barack Obama ter feito uma viagem surpresa ao país.

Continua depois da publicidade

A milícia Talibã assumiu a responsabilidade pelos ataques e disse que foram uma resposta à presença do presidente americano.

A série de explosões, seguida por tiroteios, abalou o leste de Cabul por volta das 6h (horário local) perto de um complexo privado conhecido como Green Village, que abriga casas de centenas de trabalhadores internacionais.

A primeira explosão foi de um carro-bomba, próximo a uma das principais vias da cidade. Uma caminhonete que passava pelo local foi atingido e quatro pessoas que estavam dentro do veículo morreram. O segurança de um prédio próximo e uma pessoa que passava pelo local também morreram.

Continua depois da publicidade

Horas antes, em discurso para soldados em Cabul, Barack Obama, reconheceu as dificuldades enfrentadas pelo governo americano no país. Ele disse acreditar, porém, em uma solução para a missão americana.

– Haverá tristeza, dores e dificuldades no futuro, mas há uma luz no fim do túnel graças aos sacrifícios que vocês fizeram – disse Obama.

Um ano depois da morte de Osama Bin Laden, Obama afirmou ainda que o objetivo de derrotar a Al-Qaeda está agora “ao nosso alcance”, mais de uma década depois dos atentados de 11 de setembro. Ele também fez um novo apelo aos insurgentes do talibã para que rompam com a rede terrorista, responsável pelos ataques contra os Estados Unidos em 2001, e pediu avanços em conversas de reconciliação.

Continua depois da publicidade