O presidente americano, Barack Obama, chegou nesta terça-feira a Cabul para uma visita surpresa durante a qual deve assinar um acordo de parceria estratégica com seu homólogo afegão, Hamid Karzai. Este acordo deve nortear as relações entre os dois países após 2014, quando a responsabilidade pela manutenção da segurança no Afeganistão ficará com as forças afegãs. A viagem acontece um ano após morte de Osama bin Laden.

Continua depois da publicidade

Obama deve fazer um discurso para seus compatriotas às 23h30min GMT (20h30min de Brasília) no Afeganistão, segundo fontes oficiais. Sua visita coincide com o primeiro aniversário da morte de Osama bin Laden, cuja presença nesse país justificou a invasão americana em outubro de 2001, um mês depois dos atentados de 11 de setembro.

O presidente americano saiu em segredo de Washington na madrugada de terça-feira e aterrissou na base militar de Bagram, a 50 quilômetros de Cabul. Obama usou um helicóptero para ir ao palácio presidencial na capital afegã, pouco depois das 23h locais.

Continua depois da publicidade