A prefeitura de São José vai assinar nesta terça-feira a ordem de serviço para o início das obras de recuperação do Beco da Carioca, no Centro Histórico da cidade. O local foi a principal fonte de água potável dos antigos moradores da cidade, que chegaram por ali por volta de 1750. Mas, conforme reportagem publicada na Hora em abril deste ano, o que poderia ser um dos principais pontos turísticos de São José está abandonado: com limo, sem sinalização, sem referências históricas, e claro, sem água.

Continua depois da publicidade

A revitalização do Beco da Carioca ganhou apoio do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL). O dinheiro de condenações, multas e acordos judiciais e extrajudiciais é revertido ao fundo, que financia projetos de órgãos públicos. As propostas precisam ser aprovadas por um Conselho Gestor, que reúne membros do Ministério Público, secretarias e fundações, Polícia Militar Ambiental e Procuradoria-Geral do Estado. E foi na análise feita em março deste ano que o projeto de revitalização do beco — enviado pela prefeitura de São José — foi aprovado por unanimidade.

A verba, no valor de R$ 149.797,88, foi garantida para a obra. A responsabilidade de todo o processo é da prefeitura. A estimativa é de que em um ano o beco esteja revitalizado e pronto para receber turistas e moradores.

São José, uma cidade de lendas e crenças

Continua depois da publicidade

Leia todas as notícias sobre a Grande Florianópolis