O assessor parlamentar Arlindo Cleber Correia se apresentou à Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), em Florianópolis, na tarde desta quarta-feira. Ele teve a prisão preventiva decretada pela Justiça na Operação Bola Murcha por suspeitas de participação na fraude das subvenções que levou à prisão do ex-deputado estadual e ex-secretário de Estado do Turismo e Esporte, Gilmar Knaesel (PSDB), na segunda-feira. Agora, todos os cinco suspeitos que tiveram a ordem de prisão expedida estão presos.
Continua depois da publicidade
Knaesel é alvo da Operação Bola Murcha por repasses a ONGs em eventos inexistentes
De acordo com o delegado da Deic, Walter Watanabe, o assessor se apresentou com o advogado e será encaminhado ainda nesta quarta para o sistema prisional. A polícia não informou o nome do defensor e a reportagem não teve acesso ao detido. Segundo a Deic, o assessor nega os crimes.
Correia, conforme a Deic, é um dos investigados pelo desvio de R$ 551 mil em subvenções cujas verbas públicas foram repassadas pela Secretaria de Turismo a Organizações não Governamentais (ONGs) de Biguaçu e região para promoverem eventos, mas que não aconteciam. A Deic afirma que o dinheiro era depositado no nome de laranjas das ONGs e repassados aos envolvidos.
Continua depois da publicidade
Análise de apreensões
O inquérito da Operação Bola Murcha está concluído e foi enviado à Justiça, de acordo com o delegado Watanabe. Segundo o policial, falta apenas ser anexado à investigação o conteúdo da análise dos celulares e documentos apreendidos nas buscas. O material está sendo periciado pelo Instituto Geral de Perícias (IGP).
— Todos os 13 indiciados já foram ouvidos. Só pretendemos ouvi-los novamente se eventualmente algum deles pedir e se interessar em uma eventual colaboração (delação premiada) – disse Watanabe, reforçando que na sua avaliação as prisões se fizeram necessárias para a garantia da instrução criminal durante todo o processo.
O ex-deputado foi transferido na terça para o sistema prisional em Itajaí e nega as suspeitas. Mas, a polícia afirma que durante a investigação obteve depoimentos e confissões de laranjas sobre a fraude em torno das verbas repassadas para eventos que não eram realizados.
Continua depois da publicidade
Moacir Pereira: prisão de Gilmar Knaesel surpreende PSDB de SC
Ex-deputado estadual Gilmar Knaesel (PSDB) é preso pela Deic
Upiara Boschi: Sem as doações empresariais, a conta das eleições não vai fechar