Com um copo cheio em uma mão e o celular na outra, Leonardo dos Passos Pereira, de 21 anos – assassino confesso de Diogo Cuiabano de Medeiros, 26 – brinca com os amigos, exibe a banda tocando ao fundo e grita para a câmera, visivelmente embriagado: “Vou dar uma porrada no segurança, negão. É agora. Pegar e chapar”.
Continua depois da publicidade
As imagens teriam sido gravadas por Pereira e enviadas a um amigo na madrugada de sábado, quando ele golpeou a vítima com um caco de vidro dentro da casa noturna Fields, em Florianópolis, após os dois se esbarrarem na saída do banheiro por volta das 4h40min.
A investigação do crime está com o delegado Ênio de Oliveira Matos, da Delegacia de Homicídios. Segundo Matos, a polícia não tem certeza de como o vídeo se tornou público, mas garante que foi feito na mesma festa e repassado a terceiros.
Agressor tem ocorrências de ameaça e lesão corporal
Continua depois da publicidade
Leonardo dos Passos Pereira possui nove boletins de ocorrência em seu nome. Segundo apuração do colunista do Diário Catarinense, Rafael Martini, ele responde por acusações de posse de drogas, ameaça contra mulher e criança, apropriação indébita, danos, lesão corporal dolosa, furto de veículo além de envolvimento em acidentes de trânsito e registro de perda de documentos.
Em depoimento à polícia, ele afirmou que, ao se esbarrarem, Diogo teria feito um gesto de tirar algum objeto da calça. Leonardo teria então se assustado e desferido o golpe com o copo.
Já na versão do servente de limpeza que estava no banheiro no momento da ocorrência, Pereira deliberadamente teria esbarrado no ombro de Medeiros, que mesmo assim teria lhe pedido desculpas.
Continua depois da publicidade
Em seguida, ainda conforme o depoimento do terceirizado que presta serviço à Fields, o agressor derrubou a garrafa long neck de cerveja da vítima com um tapa. Esta teria voltado para o banheiro para se afastar, mas o agressor a seguiu, quebrou o copo que carregava e atingiu-lhe no pescoço.
Sangrando muito, Medeiros apoiou-se na pia, enquanto os seguranças e o socorrista da casa entraram em ação.
Vídeos de outra briga não foram gravados na Fields
Segundo a assessoria de imprensa da casa, essa é a primeira ocorrência do tipo no local. As informações são de que o agressor estava na Fields pela primeira vez e a vítima era frequentadora assídua, tendo ido 13 vezes.
Continua depois da publicidade
Advogado da Fields, Cláudio Gastão da Rosa Filho ressalta que é preciso tomar cuidado com alguns vídeos que tem circulado na internet desde o ocorrido. Imagens de outros locais ou em outras datas são compartilhadas como sendo ligadas ao assassinato de Diogo Medeiros.
No mais compartilhado deles, o registro feito em uma casa noturna mostra uma briga generalizada – copos voando, pessoas se escondendo atrás das mesas, gritaria -, mas não há informações de nenhum registro do tipo na Fields.
A casa fechou na madrugada de sexta para sábado e deve reabrir para festas nesta quinta-feira.
Missa na UFSC será realizada em nome de vítima
Diogo Cuiabano de Medeiros tinha 26 anos e era natural do Rio de Janeiro. Em 2013, ele foi aprovado para o vestibular de Engenharia Eletrônica na UFSC e morava em Florianópolis. O jovem foi enterrado no Rio de Janeiro (RJ) nesta segunda-feira.
Continua depois da publicidade
Em texto publicado nas redes sociais, sua mãe destaca qualidades do filho e considera a tragédia uma “rasteira da vida”.
– Aí a gente leva a maior rasteira da vida. Não consigo acreditar até agora. Como? Por que? Só não sei onde vamos parar… Que sociedade é essa? Vivemos mais uma vez a “banalização do mal” fora do holocausto. E o mal se manifesta onde encontra espaço institucional para isso. É a trivialização da violência – compartilhou a mãe Flavia Cuiabano.
Uma missa no templo ecumênico da UFSC será realizada no nome de Medeiros às 12h15min desta quarta-feira, organizada pela Pastoral Universitária. Na segunda, a UFSC já homenageou Diogo hasteando as bandeiras a meio mastro.
Continua depois da publicidade