A missa no templo ecumênico da UFSC em memória de Diogo Cuiabano de Medeiros, 26, morto após um desentendimento dentro da casa noturna Fields, no Centro de Florianópolis, deve ter a presença da mãe do jovem, Flavia Cuiabano. A intenção de participar da cerimônia foi postada por ela no Facebook, em texto compartilhado apenas com amigos mas que ela autorizou ser publicado pelo Diário Catarinense. A missa será celebrada às 12h15min desta quarta, organizada pela Pastoral Universitária. Nesta segunda, a UFSC já homenageou Diogo hasteando as bandeiras a meio mastro.

Continua depois da publicidade

No texto publicado no Facebook, Flavia também comenta sobre as qualidades do filho, demonstrando o orgulho de mãe e a dor pela perda repentina e violenta de Diogo:

Sou mãe do Diogo. Mãe de um garoto lindo, pacato, que sempre se esquivou de encrencas. Apesar de grande e forte jamais se envolveu em brigas. Boa índole, garoto do bem (apesar de um tantinho bagunceiro). E me orgulho muito disso.

O relato de tudo comprova isso. Após o esbarrão pediu desculpas, foi ameaçado e mais uma vez recuou, mas foi perseguido. Não, ele não gostava de brigas! Gostava de jogar vôlei, jogos de tabuleiro e teve três namoradas firmes com namoros sempre longos.

Continua depois da publicidade

“Solteiro” há alguns meses, estava paquerando por aí, como qualquer jovem da sua idade. Pulou carnaval nos blocos do Rio e ia às boites para conhecer talvez uma futura namorada. Faltava pouco para se formar e pasmem minha maior preocupação era de não arrumar emprego pela situação atual do país…

Aí a gente leva a maior rasteira da vida. Não consigo acreditar até agora. Como? Por que? Só não sei onde vamos parar… Que sociedade é essa? Vivemos mais uma vez a “banalização do mal” fora do holocausto. E o mal se manifesta onde encontra espaço institucional para isso. É a trivialização da violência.

O caso do meu filho não mudará nada porque as leis, instituições, e todo sistema simplesmente não funcionam. E é a impunidade que faz com que o mal não tenha repercussão, punição ou solução.

Continua depois da publicidade

O padre da Pastoral Universitária da UFSC está organizando uma missa na quarta-feira, dia 1º às 12h15min. Tentarei ir e acho que podemos nesta ocasião fazer uma caminhada pela paz.

::: Jovem morre após confusão em casa noturna de Florianópolis

::: Após morte, casa noturna vai rever o uso de copos de vidro

::: Corpo de Diogo Cuiabano é enterrado no Rio de Janeiro