O velório da vereadora Marielle Franco (PSOL) e do motorista Anderson Gomes, mortos a tiros na noite de quarta-feira na região central do Rio de Janeiro, terminou perto das 16h na Câmara de Vereadores. Os corpos foram levados para o Cemitério do Caju, na Zona Norte, onde serão enterrados. Tanto o velório como o enterro ocorrem em cerimônias fechadas para a família e amigos próximos.
Continua depois da publicidade
Depois que os corpos deixaram a região central, milhares de pessoas que participaram de uma vigília durante o dia em frente à Câmara iniciaram uma caminhada até a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Um grupo formado por centenas de pessoas já aguardava no local.
Durante o trajeto, o público pediu por justiça no caso. O grupo ganhou mais adeptos ao movimento na Avenida Rio Branco. Em um dos prédios no trajeto, moradores arremessaram papéis picados brancos. Os manifestantes pedem o fim da Polícia Militar e a saída do presidente Michel Temer (PMDB), do prefeito Marcelo Crivella (PRB) e do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB). A passeata é acompanhada por guardas municipais. Não há presença da PM.
O ato em frente à Alerj ocupou toda a escadaria do local e as ruas da região do Largo do Paço. Dezenas de pessoas discursaram. Entre elas, Marcelo Freixo, candidato a prefeito do Rio na última eleição e um dos principais representantes do PSOL no país. Marielle foi assessora parlamentar dele, que lembrou de quando a conheceu, no centro comunitário da Maré.
— Não vou descansar enquanto não descobrir quem matou Marielle — prometeu, no discurso.
Continua depois da publicidade
Depois dele, falou Chico Buarque. Em poucas palavras, disse: “Vim em homenagem à minha vereadora.” Depois disso, os manifestantes saíram em caminhada em direção à Cinelândia.
Milhares ocupam Centro do RJ em vigília após morte de vereadora
Imprensa internacional repercute assassinato de vereadora do Rio
Temer sobre morte de vereadora: ato de extrema covardia que não ficará impune
Polícia investiga motivação política no assassinato de vereadora do Rio