Foi encontrado nesta sexta-feira o veículo dos primos desaparecidos há sete meses em Navegantes. O carro, um Ford Focus com placas de Santos, estava a quatro metros de profundidade no rio Itajaí-Mirim, nas margens da BR-101, e foi içado por volta das 12h. O corpo de Gabriel Martins dos Santos não foi localizado no interior do carro. A operação iniciou às 7h e foi comandada pelo Diretoria Estadual de Investigações Criminais e teve apoio do Corpo de Bombeiros de Itajaí.
Continua depois da publicidade
Leia mais:
:: Funcionários de empresa paulista desaparecem em Navegantes
:: Corpo encontrado no Paraná é de homem que desapareceu em SC
Continua depois da publicidade
:: DIC cogita hipótese de homicídio em caso de primos desaparecidos
O engenheiro Ivair Rogério Soares, 36 anos, e seu primo Gabriel Martins dos Santos, 21, desapareceram no dia 26 de junho de 2014 na região de Itajaí . Ambos eram funcionários de uma empresa paulista e estavam em Santa Catarina a trabalho. O corpo de Ivair foi encontrado um mês depois por um pescador a seis quilômetros da costa no Paraná. O paradeiro de Gabriel ainda é desconhecido.
Ivair Rogério Soares (esquerda) e Gabriel Martins dos Santos desapareceram em junho de 2014 Foto: Arquivo pessoal / Arquivo pessoal
Caso antigo
O caso estava com a Divisão de Investigações Criminais de Itajaí (DIC) e foi transferido para a Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic) nesta segunda-feira. Na terça-feira mergulhadores profissionais fizeram buscas no rio, mas não obtiveram sucesso. As buscas foram retomadas na manhã desta sexta-feira, quando o veículo foi localizado e içado.
Continua depois da publicidade
A placa do carro foi retirada e trazida à superfície para comprovar que se tratava do veículo do engenheiro. Em seguida um caminhão Munck foi chamado para retirá-lo do rio. O delegado Anselmo Cruz, responsável pelo caso, cogitou remota a possibilidade do corpo de Gabriel estar dentro do carro depois de tanto tempo, mas foi descartada após a retirada do veículo.
O carro foi encontrado com a parte da frente bastante destruída, com as janelas do passageiro e motorista e o para-brisa quebradas. No interior do veículo, havia um casaco e os documentos do carro.
Cruz afirma que tudo indica se tratar de um acidente. Segundo o delegado, na ocasião do desaparecimento, a BR-101 estava em obras e mal sinalizada. Como a marginal da rodovia termina no rio Itajaí-Mirim, sem barra de contenção, é possível que o motorista tenha se atrapalhado e caído no rio. O carro foi encaminhado para a Central de Polícia de Itajaí e vai passar por perícia.
Continua depois da publicidade
Placa do carro de Ivair retirada do rio Foto: Polícia Civil/Divulgação
O caso
Ivair e Gabriel desapareceram após terem ido à um boliche em Itajaí. Funcionários contaram que eles deixaram o local por volta das 3h do dia 26 de junho. Eles estavam com o carro de Ivair e em seguida receberam uma multa em uma das saídas de Itajaí em direção à BR-101. Esta era a última pista do paradeiro dos dois.
O corpo de Ivair foi encontrado, sem sinais de violência, por um pescador na praia Pontal do Paraná quase um mês após o desaparecimento. No dia 16 de julho foi confirmada a identidade de Ivair através de uma análise das digitais.
Assista ao vídeo da retirada do veículo: