Há semanas o sol aparece tímido na Grande Florianópolis. Saia vez ou outra de trás de uma nuvem e atiçava turistas e moradores que automaticamente se arrumavam para a praia: guarda-sol, bolsa térmica, raquete de frescobol. Mas a condição não se mantinha por mais de um dia, quando isso. Agora, no entanto, o sol forte e aquela típica cara de verão vão permanecer por uma semana na região.

Continua depois da publicidade

Santa Catarina larga bem na temporada, mas já viu verões melhores

Segundo o meteorologista da Epagri/Ciram, Marcelo Martins, uma massa de ar seco está se formando e se fixando em Santa Catarina nesta semana. Isso fará com que os dias sejam predominantemente ensolarados, com pancadas de chuva isoladas no início da noite para aliviar um pouco o calor.

Calor, aliás, que deve elevar bastante os termômetros. Desde segunda-feira, as cidades da região registraram máximas que ultrapassavam os 30ºC, mas a previsão é que elas podem chegar aos 37ºC até o início da próxima semana. A sensação térmica, no entanto, deve superar, e muito, esse valor.

Continua depois da publicidade

Saiba quais são os impactos do valor no corpo humano e como evitá-los

Alerta para radiação solar

O alerta fica para índice de radiação solar nos próximos dias. Os raios ultravioletas (UVB) que contribuem para aquele bronzeado de verão também podem causar queimaduras, e até câncer de pele. De acordo com a Epagri, o índice de radiação pode chegar a 14 (em uma escala de 0 a 14) próximo ao meio dia, nível considerado extremo.

Veja dicas para não torrar a pela neste verão

A dica é usar protetor solar, e reaplicá-lo a cada duas horas, utilizar roupas leves e chapéus e evitar o sol entre as 10h e 16h, que é quando a radiação é mais intensa.

Vídeo: Como fixar um guarda-sol na areia como um profissional