Filhoooooo!!!!! Já passou o protetor?! Todo o dia o mesmo ritual: antes de ir para a praia, pegar o protetor solar e passar no rosto, no braço, nas pernas, nas costas, no peito. Ou então, assim que se chega à beira do mar, saca o protetor da bolsa e passa pelo corpo, cuidando para não pegar areia e transformar o ato de proteção em esfoliação. Por mais que seja chato, é o melhor jeito de se proteger do câncer de pele e evitar queimaduras como os nosso amigos das fotos.
Continua depois da publicidade
Confira as notícias do DC pelas Praias
Com ar de abençoada, Guarda do Embaú é paraíso em Palhoça
— Essa é a dica mais básica e certa para evitar queimaduras no verão. Use protetor solar de FPS 30, reaplique a proteção a cada duas horas, ou no máximo três horas — destaca a dermatologista Mariana Barbato, da Sociedade Brasileira Dermatologia.
Continua depois da publicidade
O fator de proteção solar (FPS) indica o quanto o creme protege dos raios ultravioletas-B (UVB), principais responsáveis pelas queimaduras na pele. O fator 30 protege contra 95% desses raios, acima disso o percentual aumenta muito pouco e o fator 60, por exemplo, protege contra 97%. O FPS também indica quanto tempo a pele pode ficar exposta ao sol protegida por esses raios ultravioletas.
Se normalmente determinado tipo de pele passa a sofrer os efeitos do sol após 5 minutos de exposição, por exemplo, ao usar um protetor FPS 30 ela ficará 30 x 5 min protegida, ou seja 2 horas e 30 min sem sofrer com a exposição. Mas esse cálculo não é tão prático, o tempo irá variar conforme a pele de cada pessoa e a irradiação solar no local.
— Para não complicar a proteção, o ideal é seguir a dica básica: fator 30 a cada duas ou três horas — repete Mariana.
Continua depois da publicidade
Entenda o que tornou a Praia de Palmas um praia Bandeira Azul
Conheça o Projeto Tamar, em Florianópolis
Os dermatologistas ainda destacam que apesar da diferença de proteção ser pequena a partir do FPS 30, esse percentual é importante quando se trata de crianças, que ainda têm a pele mais sensível, pessoas com a pele muito clara ou com histórico de câncer de pele na família. Para evitar complicações, não torre.
— Os comuns torrões que deixam a pele vermelha são um dos grandes fatores que levam ao desenvolvimento de melanoma, o câncer de pele mais agressivo. Torrão após torrão, de verão em verão, pode levar a complicações mais sérias em idade mais avançada — explica a especialista.
Continua depois da publicidade
Outro ponto recomendado é observar o fator PPD do filtro solar. Esse índice está relacionado a proteção contra raios ultravioletas-A (UVA), que influenciam no envelhecimento da pele. O valor de proteção UVA deve ser no mínimo um terço do FPS. Se o FPS for 30, UVA ideal é 10, por exemplo.