Embora não divulgue os números da operação, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) confirmou nesta segunda-feira que agentes da corporação já se encontram em pontos estratégicos da região Oeste de Santa Catarina e estão de prontidão para agirem caso sejam acionados pela diretoria-geral.

Continua depois da publicidade

Leia mais:

:: Aurora irá interromper 100% da produção nesta terça-feira

:: Sindicato soma prejuízos e suspende coleta de leite no Oeste

Continua depois da publicidade

:: “Estamos dispostos a ficar 30 dias se for necessário”

:: Agricultores se unem a caminhoneiros e distribuem leite

Mais policiais devem chegar na terça-feira às cidades onde os maiores bloqueios ocorrem, mas segundo a PRF, não há nenhum tipo de operação de liberação de rodovias prevista até o momento.

Desde a última quarta-feira, caminhoneiros e agricultores proíbem a passagem de caminhões em pontos estratégicos do Estado, permitindo apenas aos carros de passeio, de emergência e transporte coletivo seguirem caminho. Os manifestantes pedem redução no preço dos combustíveis e melhoria nas condições das estradas, entre outras condições.

Fila de caminhões em Xanxerê chegou a quatro quilômetros nesta segunda-feira. Foto: Marco Favero/Agência RBS

Continua depois da publicidade

Chefe do setor de comunicação da PRF, Luiz Graziano afirmou que a corporação não irá comentar as alterações no efetivo por questões de segurança. Ele relata que, com novos bloqueios surgindo em outras regiões do Estado, a PRF ainda aguarda as negociações desta terça-feira para decidir próximas ações.

Autoridades políticas discutem situação

O governador Raimundo Colombo esteve reunido nesta segunda-feira com inspetores da PRF e com as cúpulas das secretarias de Segurança, Agricultura e Casa Civil para tratar do tema. Ficou definido que as forças policiais irão reforçar o diálogo com os caminhoneiros com o objetivo de alcançar um acordo para a liberação das estradas.

Colombo também conversou por telefone com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e com o secretário-geral da Presidência da República, Miguel Rossetto. Em nota, o Governo de SC informou que uma força-tarefa da PRF atuará “na liberação das estradas” e que a União deverá “aplicar medidas judiciais para restabelecer o direito de ir e vir das pessoas”.

Continua depois da publicidade

:: Veja no mapa os pontos bloqueados em BRs de SC (atualizado pela PRF):