Os roteiros da Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap) para coleta de resíduos sólidos e varrição ocorrerão normalmente na tarde e noite desta terça em Florianópolis. Em assembleia com cerca de 800 pessoas, encerrada por volta das 13h, a maioria dos empregados acompanhou a decisão do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Municipal (Sintrasem) e aprovou a renovação do acordo coletivo. Com isso, termina a paralisação das atividades de recolhimento de lixo e limpeza pública na Capital.

Continua depois da publicidade

Mais cedo, a categoria havia decidido pela greve. O serviço nas ruas estava previsto para começar por volta de 6h30min, mas foi suspenso até a realização da assembleia.

– A proposta poderia ser melhor, mas apesar da votação ter sido bastante dividida, a maioria aceitou e o serviço ocorrerá normalmente. Claro que a proposta não contempla toda a nossa pauta, mas nós preferimos defender o acordo agora e depois seguir com as nossas reivindicações – disse a presidente do Sintrasem, Rosangela Soldatelli.

O diretor administrativo-financeiro da Comcap, Charles Pires, acredita que a proposta da companhia honra os últimos 20 anos da luta sindical.

Continua depois da publicidade

– A Comcap tem um acordo coletivo de fazer inveja à grande maioria dos trabalhadores do Brasil, não digo nem aos municipários de Santa Catarina, mas aos trabalhadores brasileiros. Temos em torno de 70 cláusulas sociais e aumento real de 4% ao ano, um ano por avaliação de desempenho, outro por tempo de serviço.

O documento com o acordo, assinado entre a Comcap e o Sintrasem, foi encaminhado para registro na Delegacia Regional do Trabalho.