Cerca de 60 trabalhadores da Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap) estavam reunidos em frente a sede da empresa responsável pela coleta de lixo, em Florianópolis. De acordo com o sindicato, a categoria havia recebido convocação na última terça-feira, o que é contestado pelo diretor administrativo da companhia.
Continua depois da publicidade
O atrito entre as duas partes deixou a população sem coleta de lixo na manhã desta sexta. A retomada ao serviço de recolhimento deve ser retomada no próximo sábado.
O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Florianópolis (Sintrasem) comanda as atividades de protesto para que a negociação salarial da categoria evolua.
Na quinta, eles decidiram que haveria uma paralisação por 24 horas em todo o serviço de coleta de lixo e limpeza de ruas. Para esta sexta, mesmo sendo feriado, havia uma convocação entregue aos funcionários no último dia 20. Mas às 6h da manhã, os portões estavam fechados.
Continua depois da publicidade
Segundo Márcio Bittencourt, diretor administrativo do Sintrasem, a volta da paralisação ocorreu por volta de 3h desta sexta-feira, conforme estava combinado na assembleia que a categoria realizou no dia anterior.
O sindicalista alega que o cancelamento da convocação não deveria ter sido feito ao sindicato por correspondência, como a direção fez, no fim da tarde de quinta.
– A empresa não pode desconvocar o sindicato, os trabalhadores é que têm que receber o comunicado – afirma Bittencourt.
Continua depois da publicidade
O diretor administrativo e financeiro da Comcap Charles Pires explica que houve aviso aos trabalhadores.
– Em função da paralisação, o aviso foi feito pessoalmente ainda durante a assembleia [de quinta] e divulgada em toda a mídia – pontua.
Ele completa dizendo que, por trás da situação, está o uso político da categoria, em referência ao protesto que os trabalhadores fizeram durante a inaguração da Avenida Beira-Mar Continental.
Continua depois da publicidade