Nesta sexta-feira e no sábado, Porto Alegre é palco da terceira edição do Conexões Globais, evento que debate a sociedade em rede. Neste ano, os principais motes de discussão são a jornada de protestos no Brasil em junho e a vigilância da Agência Nacional de Segurança (NSA) americana. Nesta sexta-feira, às 14h, na abertura, um dos idealizadores do coletivo Fora do Eixo, Pablo Capilé, falou sobre cultura colaborativa. Pela web, participou Michel Bauwen, criador da P2P Foundation, que pesquisa os impactos socioculturais de uma lógica de troca direta entre usuários.
Continua depois da publicidade
Às 16h, David Miranda divide uma mesa de debates com dos “pais” da internet no Brasil, Demi Getschko, diretor-presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, e o sociólogo Sérgio Amadeu para discutir soberania digital.
No sábado, será a vez de discutir o papel da internet em mobilizações globais, como a que ocorreu com o movimento de ocupação da Praça Gezi, em Istambul. Em paralelo, ocorre um “encontro hacker” e uma criptoparty destinada a ensinar como proteger suas informações digitais. No Segundo Caderno, você pode conferir também o que rola de shows durante o evento.
>> Leia mais: Espionagem telefônica da NSA é inconstitucional, diz juiz
Continua depois da publicidade
>> Edward Snowden quer asilo político do governo brasileiro
>> The Guardian defende publicação dos documentos de Snowden
>>FMI se reúne a pedido do Brasil para discutir espionagem americana
>> Todas as notícias sobre espionagem
Diálogos Globais
Onde: Casa de Cultura Mário Quintana (Rua dos Andradas, 736 – Centro)
Entrada franca
Informações: www.conexoesglobais.com.br
Programação
Sexta-feira
14h – Cultura de rede, colaborativa e digital
Webconferencista: Michel Bauwens (P2P Foundation)
Debatedores: Gustavo Anitelli (produtor da banda O Teatro Mágico), Pablo Capilé (Coletivo Fora do Eixo), Teivo Teivainen (Universidade de Helsinki), Eduardo Balán (Argentina), Luísa Helena Stern (G8-Generalizando)
16h – Soberania digital e vigilância na era da internet
Webconferencista: Demi Getschko (Diretor-presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR)
Debatedores: David Miranda, Sérgio Amadeu (Universidade Federal do ABC), Antônio Martins (Le Monde Diplomatique Brasil)
Continua depois da publicidade
18h – As jornadas de junho e o futuro da democracia no Brasil
Debatedores: Ivana Bentes (UFRJ), Bruno Torturra (Mídia Ninja), Tarso Genro, Gilberto Carvalho, Simão Pedro (Wi-Fi Livre – São Paulo)
Sábado
14h – Três anos de revoltas interconectadas – de Túnis ao Brasil
Debatedores: Laura Citlati Murillo (#Soy132), Ahmet M. Ogut (#OccupyGezi), Rodrigo Nunes (PUC-Rio), Yildiz Termurtukan (Comitê Internacional da Marcha Mundial das Mulheres)
16h – Tecnopolítica dos #protestosbr e um enfoque global
Webconferencista: Javier Toret (Democracia Real Ya)
Debatedores: Fábio Malini (Universidade Federal do Espírito Santo), Tiago Pimentel (Associação Actantes), Bernardo Gutiérrez (FuturaMedia.net), Raquel Recuero (UCPel)
Continua depois da publicidade
18h – Espaço público e sociedade em rede
Debatedores: Claudia Favaro (Comitê Popular da Copa), Tássia Furtado (Massa Crítica), Anderson Girotto (Defesa Pública da Alegria), Briza Brizolla (Movimento Autônomo Utopia e Luta)