Mais do que anotar o conteúdo em sala de aula na Escola de Educação Básica Governador Ivo Silveira, em Palhoça, as folhas dos cadernos são utilizadas como leque. Isso porque os ventiladores foram retirados no fim do ano passado e os aparelhos de ar-condicionado ainda não chegaram na unidade de ensino.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias sobre Educação
Os 1,8 mil alunos do ensino médio e os professores estão em uma verdadeira “sauna de aula”. Com a temperatura média acima dos 30ºC, as salas viraram fornos humanos. Os estudantes estão assando entre uma disciplina e outra.
– Quem consegue prestar atenção na aula com tanto calor? Para piorar a situação, somos obrigadas a ir para a escola de calça comprida – reclamou a estudante do 2º ano Jayne Aparecida Martins, de 18 anos.
Continua depois da publicidade
Alunos ficam sem aulas por falta de professores em Palhoça
Em 2015, cada sala tinha três ventiladores de teto. Em novembro, um dos aparelhos caiu sobre um aluno e o medo se espalhou pelo colégio. A promessa era de que o ano letivo começaria com os aparelhos de ar-condicionado.
A revolta dos alunos é ainda maior porque apenas dois ambientes da EEB Governador Ivo Silveira são climatizados: a diretoria e a sala dos professores. Uma das salas de aula também tem um ar-condicionado, mas os alunos não podem ligá-lo sobre a justificativa de uma possível sobrecarga na rede elétrica.
– Já passei mal por causa do calor. Minha pressão ficou alterada e precisei sair da sala. É impossível assistir cinco aulas de 45 minutos cada dentro de uma sala sem um aparelho de ventilação e com apenas duas janelas – disparou a também estudante do 2º ano Francielly Daiana Moreira, 18 anos.
Continua depois da publicidade
Para piorar a situação, segundo as alunas, cada sala tem mais de 40 alunos. A previsão é de que os aparelhos de ar-condicionado sejam instalados após o fim da estação de Verão, que termina no dia 20 de março.
Ventiladores devem ser colocados em cinco dias
A coordenadora regional de educação da Grande Florianópolis, Dagmar Pacher, informou que visitou a EEB Governador Ivo Silveira e pediu a compreensão dos alunos. Ela informou que a licitação para a aquisição dos aparelhos de ar-condicionado deve ser concluída nas próximas semanas. Enquanto isso, a direção da escola recebeu recursos para a compra de ventiladores de parede.
Palhoça tem déficit de 4,4 mil vagas na educação infantil
– Estamos resolvendo alguns problemas técnicos, como a vistoria do Corpo de Bombeiros, para a instalação dos aparelhos. Além disso, existe um prazo de cinco dias da data da compra até a colocação dos ventiladores – informou a coordenadora.
Continua depois da publicidade
Dagmar esclareceu que mesmo após a colocação dos aparelhos de ar-condicionado, os ventiladores permanecerão nas salas para serem utilizados em dias de temperatura amena.