O representante comercial Flávio Ricardo da Silva, 33 anos, tem dois filhos na unidade de ensino. Ele reclama da falta de gestão dos profissionais da Secretaria Estadual de Educação.
Continua depois da publicidade
– Estou pagando transporte escolar para os meus filhos ficarem em casa. Além disso, também comprei uniforme e o material escolar no prazo para não ter aula. Educação não é brincadeira – disparou o morador do bairro Pacheco.
O filho mais novo do representante comercial, Alex Santino, de oito anos, foi para a aula na última segunda-feira, mas voltou para a casa pela falta de profissionais no 3º ano vespertino. A filha Emili Cristina, 11 anos, do 6º ano, também fica no pátio do colégio quando uma determinada disciplina está sem o professor.
– Gostaria de saber como esse conteúdo será reposto? Além disso, eu ainda consigo trabalhar com os meus filhos no carro durante as minhas visitas, mas quem não tem onde deixá-los – questiona.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias da Grande Florianópolis
Nesta quarta-feira pela manhã, três turmas do ensino médio, com 30 alunos cada, foram dispensadas mais uma vez. A reportagem apurou que somente na EEB João Silveira faltam sete professores. A situação é mais grave nas séries iniciais, onde existe apenas um educador por sala.
No ensino médio, os alunos permanecem no pátio da escola quando deveriam ter aula de determinada disciplina que ainda não tem o profissional de educação. Com isso, as salas viraram verdadeiros depósitos de mochilas. A direção da escola não quis dar entrevista.

Foto: Michael Gonçalves/Agencia RBS
Frase
– Não existe a reposição das aulas, mas, sim, o condensamento dos conteúdos – afirmou um professor, que prefere não ser identificado.
Continua depois da publicidade
Professores estarão em sala nesta quinta-feira
A assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Educação informou que a segunda chamada dos professores está em andamento nesta semana. A secretaria acredita que todos os professores já estarão em sala hoje. Ela também informou que a reposição das aulas é de responsabilidade de cada unidade de ensino.
Curta a página da Hora de Santa Catarina no Facebook
De acordo com um cartaz no mural na EEB João Silveira, a segunda chamada foi realizada ontem e anteontem no ginásio do Instituto Estadual de Educação (IEE), em Florianópolis.
– As vagas foram preenchidas hoje, porque alguns profissionais entraram em licença saúde, pediram exoneração ou foram efetivados pelas prefeituras da Grande Florianópolis. Estamos realizando chamadas desde o dia 1º de fevereiro. Aqui no sistema, ficou faltando apenas um professor de filosofia para quatro aulas em duas turmas na EEB João Silveira – esclareceu a supervisora de gestão de pessoas da Grande Florianópolis, Áurea Regina Cardoso.
Continua depois da publicidade