O município da Grande Florianópolis tem um déficit na educação infantil muito parecido com o número das vagas atualmente ofertadas, que são 5,2 mil. No loteamento Vila Nova, entre os bairros Pachecos e Barra do Aririú, a obra de uma unidade dura mais de dois anos e deve ser finalizada somente em 65 dias.
Continua depois da publicidade
A edificação parece concluída, mas a falta de uma torre de caixa de água deve atrasar a ocupação em mais 65 dias. O atraso na entrega atrapalha a vida do web design Fabrício de Souza Costa, de 34 anos, que tem uma filha de dois anos.
– Já fui na Secretaria e até no Ministério Público, mas parece que não teremos uma solução. Preciso trabalhar e as creches particulares custam em média R$ 500 mensais. Para piorar a situação, a gente vê pessoas furtando fios e outros objetos da unidade. É um descaso com o nosso dinheiro – lamentou.
Continua depois da publicidade
A Secretaria de Educação de Palhoça ainda tem mais três creches em construção, mas a edificação no loteamento Vila Nova é a mais adiantada. As obras nos bairros Pachecos, Eldorado e São Sebastião também sofrem com o vandalismo.

Foto : Michael Gonçalves/Agência RBS
– Existem 118 crianças na frente da minha filha e não sei a quem recorrer. Não adianta criar projetos para desenvolver o município criando novas empresas e loteamentos, se os serviços não acompanham a demanda – observou o web design.
A secretária de educação de Palhoça, Shirley Nobre Scharf, antecipou a inauguração de uma creche no bairro Brejaru. A unidade vai atender até 90 crianças, de zero a três anos, e será entregue a comunidade na próxima segunda-feira, mas a ocupação deve ocorrer na primeira semana de março.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias da Grande Florianópolis
Mais 330 vagas neste semestre
A secretária de Educação de Palhoça, Shirley Nobre Scharf, informou que as obras são realizadas com recursos do projeto Proinfância do governo federal. Em virtude disso, a empreiteira faz a obra em etapas. Mesmo assim, a secretaria promete ampliar o número de vagas em 330 neste semestre.
– A empreiteira faz uma etapa, o governo faz a perícia e somente após a verificação libera recursos para a próxima etapa. Além disso, a responsabilidade pela segurança da obra é da própria empresa, que está sendo notificada – esclareceu.
O objetivo da Secretaria é oferecer 90 vagas no Brejaru, 140 no loteamento Vila Nova e mais cem na Barra do Aririú, onde a unidade será transferida para um prédio mais amplo. As outras três creches em construção ainda não têm um prazo definitivo para a entrega.
Continua depois da publicidade
– Também estamos ampliando as vagas nas creches conveniadas. Elas foram comunicadas que receberão mais recursos com a oferta de mais salas. Tanto que nos últimos três anos criamos 1.121 vagas – explicou a secretária.
– Números
Déficit – 4,4 mil vagas
Creches conveniadas – 2,1 mil vagas
Creches da prefeitura – 3,1 mil vagas
Previsão de abertura no semestre – 330 vagas