Onze empresas concorrem pela realização de estudos de viabilidade técnica e econômica no Aeroporto Internacional Hercílio Luz, incluído no pacote de concessões à iniciativa privada. O edital publicado nesta sexta-feira no Diário Oficial da União é o primeiro passo para o processo de transferência da estrutura.
Continua depois da publicidade
Quatro estruturas foram incluídas no pacote de concessões anunciado em junho: além do Hercílio Luz, há o Pinto Martins, em Fortaleza (CE); o Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Salvador (BA); e o Salgado Filho, em Porto Alegre (RS). Juntos, os quatro renderam 100 propostas de estudo, sendo que 41 delas foram aprovadas.
Veja as obras em SC que integram o pacote concessões
Colombo avalia que SC foi bem contemplada no pacote
Continua depois da publicidade
Ao todo, 24 empresas enviaram propostas para fazer as análises em Florianópolis, mas mais da metade delas foi rejeita pela Secretaria de Aviação Civil (SAC). Das 11 empresas habilitadas, 10 disputam a realização dos estudos nos quatro aeorportos, e apenas uma – a Prosul – concorre apenas em Florianópolis.
Segundo a publicação da SAC, as selecionadas agora terão 90 dias para apresentar projetos, levantamentos, investigações e estudos técnicos para as futuras obras.
Os leilões estão programados para o primeiro semestre do ano que vem. Além de ampliar e administrar o aeroporto Hercílio Luz, a empresa que vencer a disputa terá que assumir as obras que já estavam previstas, como a construção do novo terminal de passageiros. A expectativa de investimento, segundo a SAC, ultrapassa R$ 1,1 bilhão.
Continua depois da publicidade
:: Confira a lista das interessadas em fazer estudos técnicos