Entrevista com Napoleão Bernardes, prefeito de Blumenau

Jornal de Santa Catarina: Que lições o senhor tira desta greve do transporte?

Continua depois da publicidade

Napoleão Bernardes: Esperamos do sindicato maior bom senso no sentido de estreitar o diálogo. O Seterb está sempre aberto a toda discussão de interesse público que venha a contribuir para a melhoria do sistema de transporte coletivo. Essa greve não precisava ter existido, não havia razão jurídica, nenhum fechamento de porta em qualquer negociação que justificasse a paralisação. A questão é que precisa haver mais diálogo e mais bom senso. Da parte da administração as portas estão abertas através do Seterb no sentido de avançar em favor da comunidade.

Santa: O que faltou durante as negociações para evitar a greve?

Napoleão Bernardes: Na verdade o que justificaria uma greve, do ponto de vista legal, é a interrupção da negociação, o que não existiu. E na verdade uma greve se presta a questões trabalhistas, o que não havia. Mas enfim, independente dessas questões formais, nós buscamos olhar para o mérito e intermediamos no sentido de buscar soluções que avançassem a favor dos trabalhadores e da comunidade. O resultado final disso são medidas que são favoráveis aos trabalhadores do transporte e à comunidade.

Continua depois da publicidade

Santa: Como está a mesa de negociação com outros sindicatos para evitar paralisações em outros setores?

Napoleão Bernardes: Isso depende do bom senso e da predisposição do sindicato ao diálogo. Tudo aquilo que foi pactuado na negociação coletiva do ano passado e também do termo que pôs fim àquela greve (a do funcionalismo) tem sido executado por parte do município. Avançamos no reenquadramento de algumas categorias. Para outras já há garantia por lei de que o reenquadramento vai se dar em julho. O Plano de Cargos, Carreiras e Salários da área da saúde estão em construção em conjunto com a categoria.

Veja também

::: Ônibus voltaram a circular às 4h desta quarta-feira em Blumenau

::: Futuro da greve dos ônibus de Blumenau será decidido às 19h desta terça-feira

::: Contrato de concessão do transporte público de Blumenau diz que Siga deve garantir vigilância nos terminais

::: Seterb pede ao Ministério Público que transporte seja reestabelecido

::: Servidores do transporte coletivo ameaçam paralisar atividades

::: Seterb e servidores do transporte público mantêm negociações sobre segurança

>>> Reivindicações do sindicato divulgadas no dia 16 de fevereiro

– Os terminais devem conter seguranças profissionais (treinados, qualificados e desarmados de arma de fogo ou branca), como vigilante profissional.

Continua depois da publicidade

– Todas as linhas devem ter ponto final nos terminais ou em locais de grande circulação de pessoas, bem iluminados à noite, com banheiros, local de descanso e alimentação aos trabalhadores do sistema.

>>> Medidas acordadas ontem à tarde entre sindicato, Consórcio Siga e Seterb, que será executada até sexta-feira:

– Vigilantes: contratação de dois vigilantes por terminal. Um a cada turno de oito horas (das 6h30min às 13h30min e das 14h30min às 22h30min ). Todos os seis terminais terão seguranças.

– Bilheterias com porteiros: serão implantadas nos terminais do Aterro, Fonte e Fortaleza. No Aterro e Fonte as estruturas serão em forma de contêiner e terão banheiros. No Terminal da Fortaleza será reativada a estrutura que já existe.

Continua depois da publicidade

– Central de monitoramento: uma pessoa vai acompanhar as imagens na sede do Consórcio Siga. Caso haja alguma ocorrência a Polícia Militar será avisada. A previsão é de que a medida entre em funcionamento até o fim do fevereiro. Há estudos para que a central esteja diretamente ligada à PM.

– Melhoria da iluminação periférica: todos os seis terminais passam por uma revisão na iluminação. Na última sexta-feira, os trabalhos no estacionamento e nas entradas e saídas do Terminal do Aterro foram concluídos. O serviço segue nos demais terminais.

– Intensificação de rondas: policiais militares e e agentes da Guarda Municipal vão intensificar as rondas no entorno dos terminais.

Estações de pré-embarque: ficarão fechadas das 23h às 6h. Os ônibus circulam e haverá embarque e desembarque no ponto, porém fora da estação.

Continua depois da publicidade

Pontos finais: ônibus não ficarão mais parados entre o fim e começo das viagens. Funcionarão em forma de roteiro circular. Atualmente os ônibus ficam parados em apenas 21 dos 94 pontos finais. Os demais já funcionam no sistema circular.

Confira a Galeria de Fotos:

Confira informações atualizadas no Twitter do Santa: