O jornal A Notícia foi reconhecido pelo Instituto Guga Kuerten (IGK) como um dos vencedores do 13º Prêmio IGK – A Grande Jogada Social, premiação que valoriza pessoas e entidades cujos trabalhos promovem a educação de crianças, adolescentes e pessoas com deficiência.

Continua depois da publicidade

O mérito foi concedido ao AN graças à série de reportagens Por um mundo mais azul, que reúne informações esclarecedoras e histórias emocionantes sobre o Transtorno do Espectro Autista (TAE), popularmente conhecido como autismo.

CONFIRA A REPORTAGEM:

Autistas com grau leve têm potencial para encontrar espaço no mercado de trabalho

Conheça rotina de Luís, um menino de 10 anos com autismo que vive em seu próprio mundo

Continua depois da publicidade

Terapias e apoio familiar ajudam a desenvolver crianças com autismo moderado

A cerimônia de premiação ocorreu na noite do último domingo em Florianópolis, onde outros sete trabalhos foram reconhecidos, totalizando R$ 28 mil distribuídos entre os ganhadores.

No Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, 2 de abril, o AN publicou a primeira de três reportagens da série premiada. O nome Por um mundo mais azul faz referência à cor-símbolo do TAE, pois, de cada cinco autistas, quatro são meninos. O material esclarece que o transtorno é um tipo de deficiência intelectual que se apresenta em vários graus.

Convivendo com o TAE – A história começa a ser contada pelo menino Luís Fernando Baungarten, que tem autismo grave. Matheus Lopes da Silva, Vitor Pinter e Manoel Grabowski são garotos que apresentam grau moderado do transtorno e necessidades completamente diferentes uns dos outros, acentuando os vários tons de azul presentes na paleta do autismo.

O esporte, principalmente por meio da equoterapia (método terapêutico e educacional que utiliza cavalos nas atividades), aparece como o diferencial no desenvolvimento de autistas que podem chegar a ser como Gian Matheus Machado, em quem o transtorno desenha traços leves.

Continua depois da publicidade

Ao todo, seis pessoas participaram da produção do conteúdo. A reportagem foi de Luiza Martin – que recebeu o troféu em nome da equipe -, a edição de Genara Rigotti, o design gráfico de Jacqueline Tkac, as fotos de Salmo Duarte e Rodrigo Philipps e a edição de vídeo de Leonardo Maia.