Santa Catarina é um Estado peculiar. A nossa economia diversificada é base de um Estado forte e estável, que apesar da crise econômica se mantém como um dos estados mais competitivos do Brasil. As micro e pequenas empresas representam mais de 95% dos negócios formais do Estado e contribuem diretamente para esse balanço econômico positivo.
Continua depois da publicidade
Exemplo disso é uma pesquisa recente divulgada pelo Sebrae que consolida os pequenos negócios como líderes nacionais e estatuais na geração de empregos. A pesquisa mostra que entre agosto e outubro deste ano, as micro e pequenas empresas catarinenses foram responsáveis por abrir 16.932 novas vagas de trabalho. Isso significa que 74,41% do total de vagas criadas no período foram nos pequenos negócios.
Só no mês de outubro, foram 5.456 novos empregos em Santa Catarina, número que dá ao Estado o terceiro melhor resultado do Brasil, atrás apenas do Rio Grande do Sul, com 7.153, e São Paulo, que registrou 13.553 empregos.
Os números nos mostram que pela sétima vez consecutiva a geração de empregos no país foi sustentada pelos pequenos negócios, com saldo de 60.504 novos postos de trabalho em outubro. Esse número é quatro vezes maior que o registrado pelas médias e grandes empresas. Outro dado importante para a compreensão do macro cenário é o que mostra que em todo o Brasil, entre janeiro e outubro deste ano, os pequenos negócios foram responsáveis por 462.957 novos postos de trabalho.
A pesquisa aponta, ainda, que quando o assunto é geração de empregos as médias e grandes empresas são mais sensíveis às retrações do PIB do que os pequenos negócios. Isso comprova maior resistência das MPEs às crises econômicas. Em 2009, quando o PIB registrou taxa negativa de crescimento (-0,1%), o saldo positivo de empregos das MPEs caiu de 1.410 mil (2008) para 1.365 mil (2009), enquanto o saldo de empregos das médias e grandes empresas apresentou uma redução bem mais expressiva, reduzindo de 291 mil, em 2008, para 7 mil em 2009.
Continua depois da publicidade
Os números apresentados são mais alguns dos elementos que ajudam a tornar inquestionável a importância dos pequenos negócios para o desenvolvimento socioeconômico do país e do nosso estado. Além disso, não podemos esquecer que o empreendedorismo foi a alternativa encontrada por milhares de brasileiros que enfrentaram o desemprego nos últimos anos e buscaram uma estabilidade financeira.
O Sebrae/SC trabalha para fortalecer as pequenas empresas do país e luta pelo aperfeiçoamento constante das políticas públicas, a fim de criar um ambiente de negócios cada vez mais competitivo. Melhor ainda, encontra em Santa Catarina um terreno fértil para prosperar em sua missão.
Mais Giro Financeiro: